no início do século XVI, Martinho Lutero publicava suas teses contrárias a alguns rumos que a igreja católica vinha tomado ao longo da idade média essa movimentação de Lutero desencadeou o movimento que foi chamado de reforma protestante. A reforma notabilizou muitas críticas à igreja uma delas em relação da instituição religiosa
a) recusar a importância da Terra para os grandes proprietários, tirando deles todos o poder divino que poderia reivindicar por meio da nobreza.
b) ter sido elemento fundador do iluminismo, que criticaria as ideias mágicas contidas nos milagres.
c) fortalecer novamente o feudalismo.
d) conceder e comercializar indulgências, vistas como uma forma de exploração dos fiéis.
e) manter sua preocupação centrada na Europa, o que atrasou o crescimento da igreja em outros territórios.
Soluções para a tarefa
Resposta:
espero ter te ajudado
Explicação:
a- Errada, pois essa não era a principal crítica de Lutero a igreja.
b- Errada, pois a Reforma Protestante apenas provocou o cisma entre as religiões, mas ainda acreditavam fielmente em seu Deus e em explicações mais teocráticas. Já o Iluminismo quebra outro paradigmas, se voltando para uma análise mais humana e científica, sem tanta influência teocrática (ou seja, luteranismo não influênciou diretamento o surgimento do Iluminismo, mas sim o Antigo Regime que influênciou)
c- Errada, pois isso enfraqueceu ainda mais a Igreha Católica, pilar importante do Feudalismo, então... como ele poderia se reerguer? Além de que após cruzadas, o feudalismo perdeu total força com o renascimento comercial.
d- CORRETA, pois Lutero reprovava totalmente a venda de Indulgências. Por exemplo, a Igraja Católica vendia pedaços do céu, acredita? E Lutero acreditava que a salvação não se dava por isso, mas pela fé em seu Deus.
e- Errada, pois se Lutero enfraqueceu a Igreja e levou fieis dela, pq a Igreja ficaria parada? Ela fez ao contrário, foi atrás de colônias para espalhar o catolicismo e conseguir novos fiéis, medida que entrava na Contrareforma de Igreja Católica.