No início do século XVI, a Europa vivia uma série de transformações econômicas, sociais, políticas e culturais que, atingiram também a Igreja Católica, religião que mantinha até então a hegemonia cristã. Sobre a Igreja católica neste período é correto afirmar: A papa, cardeais, arcebispos e bispos mantinham-se totalmente afastados de uma vida sofisticada e com luxo, fiéis aos princípios de humildade do cristianismo primitivo. B aos membros do clero era imprescindível frequentar seminários e garantir uma boa formação religiosa, já que eram eles os responsáveis pela formação e orientação dos fiéis. C poderia punir com a excomunhão (proibição de receber os sacramentos) aqueles que se afastassem das suas orientações, o que equivaleria a uma exclusão religiosa e social. D a preocupação em acolher aos fiéis e orientá-los no caminho da fé fazia com que a Igreja distribuísse terras e entregasse aos mais necessitados parte de suas riquezas materiais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
59
A é falsa. O Alto Clero vivia, na época, com bastante luxo e distinção, sendo por isto bastante criticado.
B é falsa, já que foi apenas depois do Concílio de Trento que passou-se a exigir formação teológica adequada para o baixo clero, por exemplo, que até então possuía apenas formação básica.
C é verdadeira, de modo que a Igreja tinha, na época, um enorme poder político e social, sendo o centro da vida cultural medieval.
D é falsa, estando a Igreja, ao contrário, geralmente mais preocupada em acumular terras que em as distribuir no período.
Respondido por
15
Resposta:
C)poderia punir com a excomunhão (proibição de receber os sacramentos) aqueles que se afastassem das suas orientações, o que equivaleria a uma exclusão religiosa e social.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás