História, perguntado por lanaoliver, 1 ano atrás

No início do século XIX, junto ao auge da crise política do Império, viu-se um processo de grande crescimento dos debates políticos públicos, que se tornaram mais amplos e profundos, impactando as identidades coletivas e as relações entre colonos e o rei de Portugal.
Fonte: Texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando o texto acima e os conteúdos do artigo-base, Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na crise do Antigo Regime luso-americano, sobre o crescimento dos debates políticos públicos, analise as alternativas:

I. O colapso da metrópole portuguesa em 1807 face à invasão francesa, estimulou o debate político no universo luso americano.
II. A instalação da Corte no Rio de Janeiro deslocou o centro gravitacional da administração da metrópole para o Rio de Janeiro América portuguesa.
III. A transferência da sede do Império para América teve como efeito a neutralização e a desmobilização das identidades políticas no espaço luso-americano.
Agora, assinale a alternativa correta:

Ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, a história da colonização portuguesa da América engendrou um estado de coisas cuja complexidade tinha plena correspondência no plano das identidades coletivas. Ao mesmo tempo em que desempenhara um papel de agente da expansão dos domínios do rei de Portugal e da religião cristã, o elemento português no Novo Mundo acabava por reproduzir valores e atitudes que, aos olhos do historiador, configuram um sistema de relações econômicas e sociais de matriz europeia.”

Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base, Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na crise do Antigo Regime luso-americano, sobre a formação das identidades no Brasil colonial, leia as seguintes afirmativas:

I. ( ) Nos primeiros três séculos de colonização já existia um substrato identitário da colonização portuguesa que, ao configurar identidades coletivas específicas nos espaços coloniais, reproduzia o esquema geral de constituição do Império.
II. ( ) A construção do Antigo Regime português na América se fez de forma coerente aos aos princípios iluministas.
III. ( ) O principal elemento identitário da América lusa era a identificação de todos como súditos do rei de Portugal, gravitando em torno de sua imagem, da dinastia e da sede da monarquia, adeptos – ao menos oficialmente – da religião católica.
IV. ( ) Os habitantes da América lusa (em geral) se sentiam participantes de uma mesma comunidade integrada por todos os súditos de um mesmo rei, independentemente da posição que ocupavam na sociedade que viviam.


“Porém, o acirramento da exploração colonial tendeu, em diversos momentos, a agudizar situações ordinárias daquele universo e produzir manifestações que, sobretudo a partir do último quartel do século XVIII, encontrariam possibilidades históricas de portarem conteúdos políticos cada vez mais violentos e inovadores.
Uma das faces mais visíveis dessa inserção é a disponibilização, aos portugueses da América que, em fins do século XVIII, por quaisquer motivos encontrassem razões de manifestar publicamente seus descontentamentos, de exemplos históricos de ruptura de espaços coloniais com suas respectivas metrópoles, bem como de supressão radical de estruturas do Antigo Regime.”

Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base, Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na crise do Antigo Regime luso-americano, identifique quais opções são exemplos de ruptura de espaços coloniais com suas metrópoles ou de supressão do Antigo Regime no século XVIII:

I. Independência das Treze Colônias inglesas da América, em 1776.
II. Independência da colônia francesa de Saint-Domingue, em 1791.
III. Revolução Francesa, em 1789.
IV. Restauração Inglesa, em 1660.
A alternativa correta é:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
5

1 -São verdadeiras as afirmativas I e II. Com a fuga da Família Real para o Brasil cresceram os debates em torno da independência e o apoio ao aumento da autonomia nacional, de modo que já em 1822 (menos de duas décadas depois do acontecimento) o país se tornou independente.

2 - Apenas I e III são verdadeiras. Os portugueses de classe mais alta que colonizaram o país se sentiam membros da sociedade lusa, os demais não.

3 - São corretas as afirmativas I e II, posto que a França e a Inglaterra não eram colônias - e a Restauração Inglesa ocorreu no século XVII, não no XVIII.


lanaoliver: Gratidão por sua ajuda!
Perguntas interessantes