No início do século XIX, a Coroa Portuguesa se transferiu de Lisboa para o Rio de Janeiro, o que trouxe avanços significativos na estruturação e na organização da sociedade brasileira, como a Independência do Brasil com relação a Portugal menos de duas décadas depois. No fim daquele mesmo século, findou-se o processo de escravização e foi proclamada a República (AGUIAR; CASTELEIRA, 2018).
AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá-PR: UniCesumar, 2019.
Com relação ao processo de imigração europeia para o Brasil, analise as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. Os ex-escravos foram absorvidos pelo mercado de trabalho que se formava nas cidades brasileiras, de modo que a urbanização e a inclusão social ocorreram em paralelo.
II. Os imigrantes europeus conheciam a lógica de funcionamento do sistema capitalista, já implantado no Velho Continente, e rapidamente conseguiram postos de trabalho.
III. O trabalho dos imigrantes não tornou-se frutífero em sua primeira tentativa, mas a persistência da iniciativa fez com que o governo estimulasse a vinda de europeus.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V.
Alternativa 2:
F, V, F.
Alternativa 3:
V, V, F.
Alternativa 4:
F, V, V.
Alternativa 5:
V, F, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta: alternativa 4
Explicação: ao contrário, os ex-escravos encontraram muitas dificuldades de se integrar na sociedade
Respondido por
1
Resposta:
F, V, V.
Explicação:
III - Mesmo com o fracasso das primeiras tentativas, o trabalho imigrante no campo se propagou. Após 1870, o governo estabelece a Lei de Imigração e passa a incentivar, com propaganda na Europa e subsídios para as viagens de europeus para o Brasil, a importação de mão de obra.
Perguntas interessantes