No início do século vinte houve mudanças consideráveis na organização do trabalho, uma vez que surgiu o movimento da Administração Científica, propagada por Frederick Taylor (1856 – 1915) e Henri Fayol (1841-1925). O movimento objetivava a fundamentação científica da administração das empresas, de forma a substituir o improviso no contexto das fábricas. Os críticos desse movimento alegam que o trabalhador era visto apenas como um recurso nesse processo de produção, ou seja, uma peça da engrenagem dentro de uma estrutura que visava somente o lucro e a produção e desconsideravam a satisfação dos trabalhadores. O sistema de Taylor era fundamentado na ideia de que o desempenho do trabalhador devia se basear na racionalização do trabalho, isto é, com movimentações especializadas executando tarefas repetitivas. No entanto, mesmo esse processo não sendo o melhor para os trabalhadores das fábricas, foi o início de uma evolução.
COSTA, Waldeciria Souza da Costa. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019.
Considerando tal perspectiva, assinale a alternativa que apresenta as razões desse avanço alcançado dentro do âmbito da Gestão de Pessoas.
Alternativas
Alternativa 1:
Com movimentos especializados o trabalhador produziria menos em menos tempo.
Alternativa 2:
Esse modelo ainda é o segmento com mais espaço dentro do ambiente de trabalho atual.
Alternativa 3:
A motivação humana para o trabalho se mostrou bem menos complexa do que simplesmente uma busca por salários mais altos.
Alternativa 4:
Homo social, homem como ser complexo, foi sendo substituído pelo homo economicus, homem movido pela compensação monetária.
Alternativa 5:
Esse movimento conduziu uma evolução pois defendia menor jornada de trabalho e melhores salários para assegurar o aumento da produtividade.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5.
O texto destaca a importância dos trabalhos de Taylor, no que tange à o início de uma maior preocupação com os direitos humanos e condições de trabalho, para os funcionários que se encontravam nas indústrias.
Diante disso, surge a Gestão de Pessoas, departamento que cuida diretamente destes fatores, e que promove a manutenção da satisfação e motivação dos funcionários, principalmente pela expectativa de melhores salários e menor carga de trabalho.
Resposta:
Alternativa 5:
Esse movimento conduziu uma evolução pois defendia menor jornada de trabalho e melhores salários para assegurar o aumento da produtividade.
Explicação: página 19
Embora a preocupação primordial
fosse com o aumento da produção, esse movimento trouxe uma evolução em
termos de administração de pessoas, por defender melhores salários e menor jornada
de trabalho para garantir o aumento da produtividade (GIL, 2007). Embora
se verifique até hoje a influência taylorista em algumas áreas, esse movimento
difundiu-se amplamente nas primeiras décadas do século XX.