No início do conto O Homem que sabia Javanês, de Lima Barreto, já é possível definir quem é o narrador. Releia: “Em uma confeitaria, certa vez, ao meu amigo Castro contava eu as partidas que havia pregado às convicções e às respeitabilidades, para poder viver."
1. O narrador do conto é: *
a) Castro, que está falando com o amigo Castelo.
b) Castelo, que está falando com o amigo Castro.
c) Lima Barreto, que está falando com o amigo Castro.
d) Lima Barreto, que está falando dos amigos Castro e Castelo.
2. Assinale a opção que contém um trecho com discurso direto. *
a) — Eu tinha chegado havia pouco ao Rio e estava literalmente na miséria.
b) "Precisa-se de um professor de língua javanesa. Cartas etc".
c) Ora, disse cá comigo, está ali uma colocação que não terá muitos concorrentes; se eu capiscasse quatro palavras, ia apresentar-me.
d) Saí do café e andei pelas ruas, sempre imaginar-me professor de javanês, ganhando dinheiro, andando de bonde e sem encontros desagradáveis com os
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. B
2. A
Explicação:
Classroom
1) O narrador do conto é Castelo, que está falando com o amigo Castro. Por esse motivo, a resposta correta é o item B.
Precisamos, primeiramente, salientar que o autor do livro é Lima Barreto. Autor é diferente de narrador. Chamamos de autor a pessoa que escreve o livro. Já narrador é a entidade que nos conta a história. No texto em análise, é Castelo, que é amigo de Castro.
Isso é perceptível, pois o narrador já inicia o texto falando sobre seu amigo Castro. Percebemos isso com o uso de " meu amigo Castro ". Além disso, descobrimos que o narrador é personagem, pois aparece a primeira pessoa, como no emprego dos pronomes "meu" e "eu".
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/15461561
2) A opção que contém um trecho com discurso direto é esta: " — Eu tinha chegado havia pouco ao Rio e estava literalmente na miséria." Por esse motivo, a resposta correta é o item A.
Chamamos que ocorre discurso direto quando as falas são ditas pelas próprias personagens. Em geral, há uso de marcas de pontuação, como aspas, travessão e dois-pontos. No exemplo em análise, vemos o travessão, que indica que a fala está sendo dita pela personagem e não pelo narrador.
O discurso indireto, por outro lado, acontece quando as falas das personagens são incorporadas ao discurso do narrador. Nesses casos, não há sinais de pontuação, como aspas, travessão e dois-pontos, por exemplo.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/29429359
BONS ESTUDOS!