História, perguntado por ailasilva15, 1 ano atrás

No ínicio do código de hamurabi, lemos o seguinte trecho:
Eu (sou) hamurabi, o pastor, chamado por Enlil, aquele que acumula opulência e prosperidade, aquele que realiza todas as coisas para Nippur [...], guarda piedoso (do templo de Enlil), o rei eficiente que restaurou Eridu em seu lugar [...], conquistador dos quatro cantos da terra, aquele que magnifica o nome de Babel, que alegra o coração de Marduk, seu senhor, que todos os dias está a serviço da É.SAG.ILA, descendência real [...], aquele que faz próspera a cidade de Ur, humildade suplicante, que traz abundância para (o templo de Sin), o rei inteligente [...], o senhor que fez (a cidade de) Uruk reviver, que supriu seu povo com água da abundância [...].

a) Como hamurabi procura demonstrar nesse trecho a legitimidade de seu poder?
b) Com base nesse trecho, você vê semelhanças entre o discurso de Hamurabi e o de alguns políticos atuais?

Soluções para a tarefa

Respondido por claudecosta123
115
A) Hamurabi tornou-se o imperador da região mesopotâmica, ao unificar a política e juridicamente a região. Para legitimar seu poder, criou o código de Hamurabi, que é um conjunto de leis.
B)Hamurabi pregava a famosa lei do "olho por olho, dente por dente", enquanto muitos políticos hoje pregam: bandido bom é bandido morto. A semelhança é clara e contraria até mesmo as crenças da maioria dos políticos de nossa classe legisltiva, uma vez que o cristianismo prega o amor.
~ Um abraço
Perguntas interessantes