História, perguntado por vavazinhatop, 1 ano atrás

no inicio de seu governo ,d.pedroI era bastante popular ,como demonstraram as festas de sua coroaçao ao longo de seu governo , porem, elel foi se tornando cada vez mais impopular e acabou abdicando do trono e saindo do pais as pressas .siga o roteiro abaixo e produza uma linha do tempo contendo as razoes da abdicaçao. ilustre sua linha do tempo com imagens (charges ,pinturas,manchetes da epocaetc)retiradas de livros revistas ou internet a)fechamento da assembleia constituente b)imposiçao da constituiçao de 1824 C)CONFEDERAÇAO DO EQUADOR D)GUERRA DA CISPLATINAF)NOITE DAS GARRAFADAS E)SUCESAO AO TRONO PORTUGUES f)noite das garrafadas

Soluções para a tarefa

Respondido por Duvidosa3427
0

➖ O reinado de D. Pedro I

Em maio de 1823, uma assembleia Constituinte, formada por deputados de várias províncias brasileiras, reuniu-se no Rio de Janeiro para elaborar uma Constituição para o Brasil. Os deputados apresentaram um projeto que limitava os poderes de D. Pedro I, o projeto não foi aprovado. D. Pedro mandou seus soldados prenderem os deputados ali reunidos. O fechamento da Assembleia provocou enorme descontentamento em todo o país.

A primeira Constituição do Brasil foi outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824. Essa Constituição adotava a Monarquia Hereditária e criava quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador.

O autoritarismo de D. Pedro I era duramente criticado em várias províncias brasileiras. Nesse clima tenso, ele demitiu o presidente da província de Pernambuco; os pernambucanos reagiram: romperam com o Império,proclamaram uma república e formaram uma Junta Governativa. A jovem República foi apoiada e recebeu o nome de Confederação do Equador.

Os cisplatinos, descendentes de indígenas e espanhóis, queriam liberta-se do Brasil. Em sua luta de independência, conseguiram o apoio dos argentinos e venceram a guerra contra os brasileiros. A Cisplatina tornou-se um país independente chamado República do Uruguai.

Quando D. João VI morreu, deixou o trono português para seu filho D. Pedro I. Esse, no entanto, renunciou a ser rei de Portugal em favor de sua filha, D. Maria da Glória. Mas D. Miguel, irmão de D. Pedro I, deu um golpe e usurpou o trono da sobrinha, proclamando-se rei. D. Pedro I preparou-se militarmente para reconquistar o trono português, o que só aumentou sua impopularidade e críticas.

Na volta da viagem, D. Pedro I foi recebido no Rio de Janeiro com uma grande festa iluminada por muitas fogueiras. Essa recepção calorosa deu origem a um conflito de rua, chamado Noites das Garrafadas.

Pressionado por populares e por soldados , D. Pedro I abdicou em 7 de abril de 1831. Deixou o trono brasileiro para seu filho Pedro de Alcântara. Como o menino era um infante com apenas 5 anos de idade, o Brasil passou a ser governado por regentes.

Espero ter ajudado!!❤

Anexos:
Perguntas interessantes