História, perguntado por PEDROITALO6667, 1 ano atrás

No início de 1969, a situação política se modifica. A repressão endurece e leva à retração do movimento de massas. As primeiras greves, de Osasco e Contagem, têm seus dirigentes perseguidos e são suspensas. O movimento estudantil reflui. A oposição liberal está amordaçada pela censura à imprensa e pela cassação de mandatos.
(Apolônio de Carvalho. Vale a pena sonhar. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 202).

O testemunho, dado por um participante da resistência à ditadura militar brasileira, sintetiza o panorama político dos últimos anos da década de 1960, marcados

a) pela adesão total dos grupos oposicionistas à luta armada e pela subordinação dos sindicatos e centrais operárias aos partidos de extrema esquerda.
b) pelo bipartidarismo implantado por meio do Ato Institucional nº 2, que eliminou toda forma de oposição institucional ao regime militar.
c) pela desmobilização do movimento estudantil, que foi bastante combativo nos anos imediatamente posteriores ao golpe de 64, mas depois passou a defender o regime.
d) pelo apoio da maioria das organizações da sociedade civil ao governo militar, empenhadas em combater a subversão e afastar, do Brasil, o perigo comunista.
e) pela decretação do Ato Institucional nº 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do regime.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
88

A reformulação do Ato Institucional número 5, editado em 13 de dezembro de 1968, representou o enrijecimento do regime militar, visto que permitiu ao presidente da República desempenhar poderes inimagináveis e profundamente abrangentes, por tempo indeterminado.

 

O partido MDB, que exercia oposição ao governo, foi tolhido em suas manifestações sociais e a repressão contra os chamados “subversivos” tornou-se bem mais violenta.

 (Resposta: letra E)

Respondido por juscelino765
39

Resposta:

Resposta correta: letra E

Explicação:

O AI-5 foi o mais autoritário de todos os Atos Institucionais dos governos militares. Foi utilizada como resposta para as grandes mobilizações populares que ocorreram no ano de 1968 como a Marcha dos Cem Mil contra a Ditadura Civil/Militar que foi instaurada em 1964. O resultado do AI-5 foi um aumento brutal do Estado de Exceção no país e da repressão fazendo com que diminuísse os espaços para os movimentos de oposição questionarem e combatessem o regime ditatorial vigente.

Perguntas interessantes