No início de 1848, o pensador político francês Alexis de Tocqueville ergueu-se na Câmara dos Deputados para expressar sentimentos que muitos europeus partilhavam: "Estamos dormindo sobre um vulcão... Os senhores não percebem que a terra treme mais uma vez? Sopra o vento das revoluções, a tempestade está no horizonte".
A metáfora elaborada por Tocqueville em seu discurso sobre a emergente Primavera dos Povos faz referência à(s)
A violentas derrotas sofridas pelos absolutistas. B crescente participação política da classe burguesa.
C duras críticas ao sistema republicano em ascensão.
D insatisfações popular diante das más condições de vida
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C: Duras críticas ao sistema republicano em ascensão.
Explicação:
O contexto da época, muito se debatia sobre a ascensão republicana na Europa.
Os acontecimentos da Primavera dos Povos na França eram, principalmente, expulsar o rei Luis Filípe de Orleans do poder, e substitui-lo por pessoas que apoiavam ideias republicanas (as mesmas que mais tarde foram afetadas por Napoleão Bonaparte).
A crítica de Tocqueville, partiu após as revoluções republicanas e, assim, faz duras críticas à ascensão republicana na França e Europa.
A metáfora elaborada por Tocqueville em seu discurso sobre a emergente Primavera dos Povos faz referência ao que está colocado na letra C) duras críticas ao sistema republicano em ascensão.
A Primavera dos Povos, ocorrida no ano de 1848 em alguns locais do continente europeu, foi um aglomerado de conflitos nacionalistas, liberais e socialistas. Esses conflitos se devem ao autoritarismo da época e às crises relacionadas à economia.
Os povos queriam expulsar o rei Luis Filipe de Orleans do poder, que era considerado autoritário, e colocar no lugar indivíduos ligados com os ideais republicanos.
Assim, podemos perceber que as críticas de Tocqueville estariam relacionadas à esse sistema republicano que estava crescendo na Europa.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/347654