No início da Suma teológica (Primeira parte, questão 2, artigos 1-3) encontramos a questão mais importante que se impõe ao pensamento filosófico de Tomás de Aquino referente à existência de Deus: ela se impõe imediatamente à inteligência humana? Dessa questão central decorrem duas outras. Caso a existência de Deus não seja evidente, pode ser demonstrada? Em caso afirmativo, como isso poderia ser feito? A respeito do tema da existência de Deus, para Tomás de Aquino, leia as afirmativas seguintes e marque VERDADEIRA ou FALSA para cada uma delas.
a)Ao ouvir o nome “Deus”, o homem reconhece que ele existe na sua mente e na realidade.
b)Embora a existência de Deus seja evidente em si mesma, ela não o é para nós.
c)A existência de Deus não pode ser demonstrada, pois é um artigo de fé.
d)É possível demonstrar a existência de Deus, mas não conhecê-la.
e)O ponto de partida da reflexão de Tomás de Aquino acerca da existência de Deus é a experiência sensível, fonte segura de todo conhecimento humano.
Soluções para a tarefa
Resposta:F
F
V
F
V
Explicação: confia
Na suma teológica Santo Tomás se preocupou em mostrar a existência de Deus de forma racional, conciliando verdades da fé com as da razão. Por isso a sequência correta fica: F-F-V-F-V
Santo Tomás e a fé cristã
Santo Tomás pertenceu a um período do cristianismo chamado ''escolástica'', esse momento da história da igreja tinha como objetivo conciliar verdades da fé com verdades da razão. Para isso Tomás de Aquino retomou ideias Aristotélicas como ponto de partida.
A ideia principal que ele usou foi que o mundo revela princípios naturais, que nos permitem a chegar numa causa primeira. Pois todo efeito se assemelha a sua causa em certos aspectos. Sendo assim embora não possámos conhecer a Deus a priori, podemos chegar a conclusão de que existe uma causa para o mundo.
Para saber mais sobre fé cristã, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/39295297
#SPJ2