História, perguntado por cinimmela, 3 meses atrás

no início da Revolução Industrial os trabalhadores foram muito explorados como conseguiram criar direitos ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por professorfabinho07
1

Resposta:

A limitação da jornada de trabalho foi uma das principais reivindicações comuns. Salienta-se que eram obrigados a trabalhar entre 12 a 16 horas diárias. Os trabalhadores de forma coletiva passaram a ter um instrumento de pressão em face dos empregadores, que era exatamente a sua energia de trabalho. A primeira lei que disciplinava as férias é de 1925 e garantia 15 dias de descanso remunerado. Em 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) expandiu o direito aos trabalhadores rurais. Somente em 1972 os trabalhadores domésticos tiveram direito ao descanso, quando o número chegou aos 30 dias de hoje. Nela estavam previstos direitos trabalhistas como salário mínimo, jornada de trabalho de 8 horas, repouso semanal, férias remuneradas e assistência médica e sanitária. Fica exposto nessas ações que as leis do trabalho não eram apenas do trabalho, eram também sociais.

Explicação:

Espero ter ajudado! ;)

Respondido por nascimentodaniella24
1

Resposta:

O ludismo se configurou como um movimento de trabalhadores ingleses quebradores de máquinas, em retaliação ao aumento do desemprego na Inglaterra, no século XIX.

À direita, trabalhadores quebrando fábricas; e à esquerda, Ned Ludd, o líder do movimento dos quebradores de máquinas

À direita, trabalhadores quebrando fábricas; e à esquerda, Ned Ludd, o líder do movimento dos quebradores de máquinas

Com o advento da Revolução Industrial no século XVIII, ocorreram progressivas e intensas transformações sociais, políticas e econômicas. A industrialização havia trazido consigo a urbanização, as mudanças no modo de produção e as tensas relações entre a burguesia, donos dos meios de produções e trabalhadores, que vendiam sua força de trabalho para a sobrevivência.

As indústrias substituíram a produção artesanal pela mecânica, proporcionando, assim, um aumento significativo na produção diária de mercadorias. Esses avanços enriqueceram os capitalistas (burguesia detentora de riquezas), mas os trabalhadores foram excluídos desse enriquecimento.

Perguntas interessantes