No início da República,surgiram diversos movimentos messiânicos ou de inspiração religiosa em regiões do interior do país. Explique o que eram esses movimentos e relacione seu surgimento com as condições sociais e econômicas do início da república
Soluções para a tarefa
Explicação:
Os movimentos messiânicos surgiram na República como uma represália. Na época da monarquia, a igreja era junta ao Estado, já com a chegada da República, o Estado se tornou laico. Com isso, pessoas como Antônio Conselheiro demonizaram o Estado, afirmando que era uma blasfêmia a separação do Estado da Igreja.
Os movimentos messiânicos eram movimentos com a figura central focada em um "messias". Por exemplo, tivemos a imagem de Antônio Conselheiro como messias no interior da Bahia.
Estes movimentos foram a Revolta do Contestado e Revolta de Canudos e estão relacionados com as condições sociais e econômicas do início da República como tendo sido movimentos de pessoas empobrecidas contra um sistema social que consideravam injusto e inadequado.
Como estavam organizadas as comunidades de Canudos e do Contestado?
Tinham por fundamentação política crenças religiosas de natureza messiânica, tendo como líderes respectivamente Antônio Conselheiro e José Maria, apresentavam propriedade comunal das terras e adotavam crenças religiosas consideradas como heréticas pela Igreja Católica. Ambas as comunidades foram destruídas por expedições militares do Exército Brasileiro contra cidadãos brasileiros.
Mais sobre a Guerra de Canudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/3046360