No inicio da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), estabeleceu-se, sobretudo na Europa, uma disputa de ideias em torno do envolvimento nesse conflito. Com base na leitura de cada um dos documentos , explique as posições assumidas sobre a participação na guerra
Soluções para a tarefa
No primeiro documento é dito que os camponeses Russos ficaram animados com a entrada da Rússia na guerra e gostariam de ir para a fronteira lutar pela sua pátria,no segundo é afirmado que mesmo 1 ano depois da guerra ser iniciada por causa de disputas imperialistas, o imperialismo se fortaleceu mais ainda.
As duas ideias sobre o conflito que se encontram em disputa nos dois trechos são a ideia do conflito nacionalista e da disputa imperialista.
O nacionalismo era a ideologia "em moda" no período, de modo que, muito comumente, os camponeses (fossem russos ou não) viam na guerra uma disputa entre civilizações, onde cabia a cada um defender a "honra" e "glória" de sua nação contra as suas "inimigas", sendo um dever vital de cada homem e mulher.
Já com o desenrolar violento da guerra, as ilusões de um propósito glorioso rapidamente desapareciam, e surgia a interpretação de que aquela guerra, longe de ser um embate entre ideais, era a disputa entre imperialistas, que desejavam territórios e recursos, de modo que as pessoas começaram a se voltar contra a guerra e desejar o seu fim.