No início da guerra, o então presidente Getúlio Vargas, um político hábil e acostumado a tirar proveito das situações de conflito, manteve o Brasil neutro e conservou relações comerciais tanto com os alemães quanto com os estadunidenses. Aos poucos, no entanto, foi se tornando cada vez mais difícil para o Brasil manter a neutralidade. BOULOS JR., Alfredo. História: Sociedade & Cidadania. 9. Ano. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018. p. 126 1. De que maneira podemos afirmar que o Governo Getúlio Vargas usou a tensão mundial gerada pela 2ª Guerra Mundial para melhorar a infraestrutura e a indústria de base nacional? * 1 ponto a) Tentou conseguir investimentos em forma de recursos e de tecnologia para desenvolver a infraestrutura brasileira e criar uma indústria de base. b) Getúlio Vargas colocou o Brasil como aliado exclusivo da Alemanha, desde o início. c) O Governo de Getúlio Vargas pretendia acabar com o nacionalismo. Nunca houve interesse em desenvolver a indústria nacional. d) O Governo de Getúlio Vargas tentou criar uma indústria nacional ligada ao desenvolvimento da robótica e da informática, transformando o Brasil numa potência tecnológica, passando os Estados Unidos e os países da Europa. Símbolo da FEB, em resposta ao que se dizia à época da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial: "É mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa”.  2. Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), qual a afirmativa correta? * 1 ponto a) A Força Expedicionária Brasileira (FEB) lutou ao lado do Eixo, nos Estados Unidos, com objetivo de retomar o país e impedir o deslocamento inglês para o Canadá. b) A Força Expedicionária Brasileira (FEB) declarou guerra contra o Eixo, mas não enviou tropas para os combates, pois quando preparou seu efetivo a guerra havia acabado. c) A Força Expedicionária Brasileira (FEB) lutou ao lado dos Aliados, na Itália, com objetivo de retomar toda a Itália e impedir o deslocamento alemão para a França. d) A Força Expedicionária Brasileira (FEB) lutou ao lado dos Aliados, na Itália, com objetivo de ajudar Adolf Hitler e Benito Mussolini a reconquistar toda a Itália, impedindo o deslocamento norte-americano para a França.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- a) Tentou conseguir investimentos em forma de recursos e de tecnologia para desenvolver a infraestrutura brasileira e criar uma indústria de base.
2- c) A Força Expedicionária Brasileira (FEB) lutou ao lado dos Aliados, na Itália, com objetivo de retomar toda a Itália e impedir o deslocamento alemão para a França.
Explicação:
1- A decisão inicial pela neutralidade pode ser explicada por alguns fatores: o Estado Novo tinha muitas características parecidas com o Fascismo e o Nazismo; EUA era um importante parceiro no continente; havia interesse em conseguir recursos e tecnologia de ambos lados para desenvolver a indústria nacional.
2- A Força Expedicionária Brasileira, FEB, foi a força militar responsável pela participação brasileira na 2ª Guerra Mundial. Lutou junto aos Aliados, na Itália, contra o Eixo. Foram enviadas para a frente de batalha uma divisão de infantaria, um esquadrão de caças e uma esquadrilha de reconhecimento. Efetivo total de cerca de 25.700 homens e mulheres. A divisão de infantaria foi integrada ao 5º Exército dos EUA. Foram 239 dias de combates, entre 6 de setembro de 1944 e 2 de maio de 1945. O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente da guerra.
Respostas do dia 08/07/2021
Ciências | 9º Ano | Aula 48 | 1- C 2- B
Ed. Física | 9º Ano | Aula 32 | 1- D 2- A
História | 9ª Ano | Aula AP2 | 1- A 2- C
Português | 9º Ano | Aula AP2 | 1- C 2- A
Matemática | 9º Ano | Aula 79 | 1- C 2- A
Espero ter ajudado ʕ ꈍᴥꈍʔ
1 - O Governo Getúlio Vargas usou a tensão mundial da seguinte forma: a) Tentou conseguir investimentos em forma de recursos e de tecnologia para desenvolver a infraestrutura brasileira e criar uma indústria de base.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
Podemos citar que uma das principais medidas tomadas por Getúlio Vargas foi a Constituição de 1931, que fechou o congresso do país e institucionalizou o voto secreto.
No ano de 1937, Vargas realizou um discurso a respeito da Constituição de 1937, visto que o então presidente propôs a formação de um trabalhador disciplinado e proibir as greves e manifestações.
Entre os anos de 1933 e 1939, ocorreu um enorme crescimento do setor industrial, que foi maior que o setor agrícola. No período da Segunda Guerra, o crescimento industrial foi menor, mas ainda superou o agrícola.
2 - Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, temos que a afirmativa correta é a c) A Força Expedicionária Brasileira (FEB) lutou ao lado dos Aliados, na Itália, com objetivo de retomar toda a Itália e impedir o deslocamento alemão para a França.
No Brasil, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) participou da Segunda Guerra Mundial lutando ao lado dos aliados no território italiano, visando a retomada de toda a Itália e impossibilitar o deslocamento da tropa alemã em direção à França.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!