“No início da década de 80, os avanços da engenharia genética permitiram o desenvolvimento da insulina humana sintética, produzida a partir de bactérias, especialmente a Escherichia coli. O gene para a insulina humana foi inserido no DNA de bactérias, resultando na chamada insulina de DNA recombinante. Esse método representou mais uma conquista no tratamento do diabetes, principalmente porque a molécula dessa insulina é mais parecida com a produzida pelo organismo, oferecendo um índice de rejeição bem menor que as insulinas de origem animal e a redução dos efeitos colaterais.”
Disponível em: . Acesso em: 17 mai. 2022.
Baseado nas informações apresentadas e no conhecimento a respeito das ferramentas de manipulação do material genético, ANALISE as assertivas abaixo:
I. Plasmídeos são elementos genéticos extracromossômicos formados por moléculas de DNA de fita dupla circular que só se replicam com o DNA cromossômico de bactérias.
II. A eletroforese em gel é um método simples e eficiente que permite separação, identificação e purificação de moléculas de DNA. As moléculas são separadas através da migração de partículas no gel, com a aplicação de uma diferença de potencial elétrico, onde as moléculas de menor massa migram mais rápido.
III. As enzimas de restrição cortam sequências inespecíficas de DNA, catalisando a destruição de uma ligação fosfodiéster entre dois nucleotídeos consecutivos ligados a determinadas bases. Uma das primeiras enzimas de restrição a ser isolada foi a EcoRI, produzida pela bactéria E. coli.
IV. Um dos vetores mais utilizados nos processos de clonagem molecular é o bacteriófago λ, um parasita obrigatório da E. coli, o qual necessariamente deve injetar o seu DNA na bactéria hospedeira para a sua multiplicação.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
I,II e III apenas
A alternativa correta sobre as ferramentas da engenharia genética na produção de insulina é: “Alternativa 2: II e IV, apenas”.
Para entender o processo de produção da insulina artificial, se faz necessário compreender as características fundamentais de algumas técnicas de genética e biologia molecular.
Quais técnicas são usadas na produção da insulina de DNA recombinante?
- Plasmídeos - São moléculas de DNA circular de bactérias. É possível inserir DNA de outras espécies no plasmídeo e produzir mais dessa sequência específica dentro da bactéria.
- Eletroforese - Técnica para realizar a separação de moléculas biológicas, como o DNA. As moléculas menores migram mais rapidamente pelos poros do gel.
- Enzimas de restrição - São proteínas com atividade enzimática para clivar moléculas de DNA. Essa quebra do DNA é guiada por sequências nucleotídicas específicas.
Por exemplo, a enzima Eco RI corta o DNA nesta sequência
G ↓ AATT C
C TTAA ↑ G
(as setas indicam onde ocorre a clivagem do DNA)
- Transformação bacteriana - É o processo de inserir o um plasmídeo externo dentro de uma bactéria. Pode ser feito de diversas formas, seja pela aplicação de corrente elétrica ou uso de vírus que infecção bactérias, como o bacteriófago λ.
Assim, sabendo das informações acima é possível entender os motivos das alternativas I e III estarem erradas. Pois os plasmídeos são usados para reprodução de DNA não bacteriano e que as enzimas de restrição só atuam em regiões específicas.
Se aprofunde mais sobre as ferramentas da engenharia genética aqui: https://brainly.com.br/tarefa/14636952
#SPJ2
circulares duplas de DNA capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico.