No início da década de 30, no decorrer dos desenvolvimentos artísticos individuais que resultam da famosa Semana de 22, tem início em São Paulo, a formação de grupos de artistas; alguns formados por proletários, oriundos da pequena burguesia em ascensão ou mesmo do operariado. Surgem a ‘Sociedade Pró - Arte Moderna’ – SPAM – e o ‘Clube dos Artistas Modernos’ – CAM – no final de 1932.
A Universidade de São Paulo é criada em 1934, incentivando o clima de pesquisas. Professores franceses convidados para lecionar, proporcionam ao ambiente cultural da cidade, um maior contato com os métodos objetivos da pesquisa e a publicação sobre arte nos meios de comunicação. Os intelectuais do país buscam a criação de novos espaços, inspirados nos museus de arte moderna, fundados na Europa e Estados Unidos, principalmente após os anos 30.
As mostras, seguindo a tradição antiga no País, realizavam-se em espaços os mais diversificados, desde entidades culturais, educacionais e de classe até hotéis de alto luxo, casas comerciais, livrarias, estúdios de fotógrafos ou mesmo recintos de lojas e armazéns temporariamente vazios e alugados para esse fim. [...] O velho centro, ou seja, o Triângulo e ruas adjacentes, desde os primeiros anos do século, hospedavam freqüentes mostras. (ZANINI, 1991, p. 28 e 29)
ZANINI, Walter. A Arte no Brasil nas Décadas de 1930-40 . São Paulo: EDUSP, 1991.
Professores franceses foram convidados para lecionar no campus, proporcionando ao ambiente cultural da cidade de São Paulo, um maior contato com os métodos objetivos da pesquisa e a publicação sobre arte nos meios de comunicação. Qual a universidade e a sigla que a partir de 1934 incentivou o clima de pesquisas artísticas?
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Universidade de São Paulo - USP
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás