No início da década de 1970, dois cientistas, Singer e Nicholson, esclareceram definitivamente como é a estrutura do envoltório celular essencial à manutenção da vida das células. O modelo sugerido fiou conhecido como mosaico fluído. Sobre a constituição desse envoltório, podemos dizer que: A A membrana plasmática é constituída por uma bicamada de proteínas com fosfolipídios intercalados. B A membrana plasmática é constituída por uma bicamada lipídica, fluída e móvel; além disso, há proteínas intercaladas aos lipídios. C A membrana plasmática tem como função impedir a troca de substâncias entre o meio e a célula. D A parede celular, está presente em todas as células eucarióticas, é constituída de lipídios.
Soluções para a tarefa
B - A membrana plasmática é constituída por uma bicamada lipídica, fluída e móvel; além disso, há proteínas intercaladas aos lipídios.
https://biologianet.uol.com.br/biologia-celular/modelo-mosaico-fluido.htm
A membrana possui duas camadas formadas por fosfolipídios, que são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofílica (absorve água e outros líquidos), denominada de “cabeça”, ligada a duas “caudas”, que são hidrofóbicas (não retêm água). Assim, as “cabeças” das moléculas lipídicas ficam em contato com a água presente no exterior e interior da célula, e as “caudas” ficam em contato umas com as outras. Como essas moléculas estão em constante deslocamento, denominou-se o modelo de fluido. Algumas proteínas também podem deslocar-se lateralmente.
https://biologianet.uol.com.br/biologia-celular/modelo-mosaico-fluido.htm