No início da colonização portuguesa do Brasil, no século XVI, houve miscigenação entre brancos e indígenas, principalmente os que habitavam próximo ao litoral, onde a ocupação do empreendimento colonizador foi maior. Imperava entre os colonizadores a lógica da catequese, feita pelos jesuítas, os quais buscavam cristianizar os povos indígenas e salvar suas almas, dentro da premissa cristã da época. Os jesuítas chamaram de “língua geral” a língua mais usada na costa do Brasil, segundo o padre José de Anchieta.
Qual era essa “língua geral”?
Assinale a alternativa correta.
A) Tapuia.
B) Tupi.
C) Caraíbas.
D) Goitacás.
E) Guaicuru.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tupi
Explicação:
O tupi ou tupi antigo era a língua falada pelas tribos de povos tupis que habitavam a maior parte do litoral do Brasil no século XVI. Dentre os grupos reconhecidos pelos historiadores, antropólogos e linguistas que tinham o tupi antigo como língua materna estão os tupinambás, tupiniquins, caetés, tamoios, potiguaras, temiminós e tabajaras.
O tupi antigo tornou-se a língua franca do Brasil Colônia quando os portugueses e seus descendentes, que lá se estabeleceram a partir do século XVI, passaram a aprendê-lo e difundi-lo não só ao longo do litoral, mas em todo o território brasileiro durante os séculos XVI e XVII, sobretudo por meio das expedições dos bandeirantes.
A língua mais usada pelos indígenas na época da colonização Brasileira foi o Tupi, portanto, a alternativa correta é a letra B.
O tupi era falado pelas tribos tupis, que eram as mais populosas naquela época, elas se encontravam na religião litorânea e viviam da caça e da pesca como forma de sobrevivência. De acordo com a história, o tupi era a língua materna de vários povos como os tupinambás, caetés, etc.
Assim, os padres logo notaram que essa era a língua mais predominante e acabaram aprendendo a mesma para que a disseminação da cultura europeia fosse realizada.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/39399619