No início, a administração financeira, ou as finanças empresariais, como preferem alguns autores, era considerada parte do campo das ciências econômicas e começou a se firmar como uma área de estudo independente na década de 1920. Nesta época, as principais preocupações do administrador financeiro eram voltadas à captação de recursos. Sob a influência das teorias administrativas propostas por Taylor, Fayol e Ford, houve a preocupação de melhoria dos aspectos internos voltados para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da estrutura organizacional. Esse enfoque foi reforçado pela crise econômica que ocorreu em 1929/1930.
A partir daí, além desse caráter mais administrativo, a gestão financeira passou a se preocupar com que questão ou questões além da captação de recursos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
74
Liquidez e solvência.
Respondido por
69
Olá, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.
(...) Alternativas:
a) Alocação de recursos.
b) Distribuição de dividendos.
c) Aprimoramento da gerência.
d) Liquidez e solvência
e) Custos de captação.
Ao longo dos anos, a gestão financeira passou a se preocupar com as seguintes questões:
capacidade de capital para liquidar as dívidas ou honrar os compromissos financeiros de curto, médio e longo prazos - este aspecto representa a liquidez de uma empresa;
conjunto de bens e direitos (ativo) maior do que as obrigações em aberto (passivo) - o saldo positivo representa a solvência de uma organização.
Gabarito:
"d) Liquidez e solvência".
Espero ter contribuído.
Perguntas interessantes