Administração, perguntado por lucasveira, 11 meses atrás

No início, a administração financeira, ou as finanças empresariais, como preferem alguns autores, era considerada parte do campo das ciências econômicas e começou a se firmar como uma área de estudo independente na década de 1920. Nesta época, as principais preocupações do administrador financeiro eram voltadas à captação de recursos. Sob a influência das teorias administrativas propostas por Taylor, Fayol e Ford, houve a preocupação de melhoria dos aspectos internos voltados para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da estrutura organizacional. Esse enfoque foi reforçado pela crise econômica que ocorreu em 1929/1930.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
109

Segue o restante da questão:

A partir daí, além desse caráter mais administrativo, a gestão financeira passou a se preocupar com que questão ou questões além da captação de recursos?

A partir da década de 1920, especialmente após a crise de 1929/1930, dois outros aspectos se tornaram centrais na administração financeira:

Liquidez: se refere à velocidade e facilidade com que um determinado ativo pode ser convertido em moeda corrente e, consequentemente, se transformar em caixa para a organização.

Solvência: é a condição em que uma empresa devedora apresenta capacidade de quitar suas dívidas a partir do ativo que possui. Na análise de tal aspecto é importante avaliar tanto o patrimônio do negócio quanto sua expectativa de lucros.

Respondido por vitormacley
154

Liquidez e solvência.

Perguntas interessantes