Artes, perguntado por Arteess, 7 meses atrás

No império Romano se dividia e classificava a arte pelos diferentes tipos. Conhecida como artes liberais, marque o que corresponde.


(A) Entendida como artes liberais, os artistas que criavam obras sem seguir regras e padrões.

(B) Artes liberais estavam relacionada ao estilo individual do artista, propondo uma liberação de ideias e inovações.

(C) Artes liberais na Idade Média os artistas gozavam de grande prestígio e possuíam um caráter superior em relação às outras atividades.

(D)Compreende como artes liberais os artistas que produziam as obras com maior quantidade de tinta, liberando a criatividade e a produção.

Soluções para a tarefa

Respondido por riandejesua01
0

Resposta:

Antes do século III a.C. o sistema romano de educação estava intimamente ligada à instituição romana de patres familias (pai de família), segundo a qual o pai, como chefe da família , teve, de acordo com a lei, direito absoluto de controle sobre seus filhos.[9] Não foi até 272 a.C., com a captura de Tarento, a anexação da Sicília em 241 a.C., e o período posterior à primeira guerra Púnica que os romanos foram expostos a uma forte influência do pensamento grego e estilo de vida e encontraram tempo para estudar as artes.

Sileno carregando Baco, Sileno, o companheiro e tutor do deus do vinho (Dionísio)

Um dos cativos gregos de Tarento, Lívio Andrônico, foi vendido como escravo e usado como tutor para os filhos de um nobre da família gente Lívia.[10] Depois de obter sua liberdade, ele continuou a viver em Roma e se tornou o primeiro professor (tutor privado) a seguir métodos gregos de educação e logo depois, traduziria a Odisseia[11] [12]de Homero em verso latino na medida saturniana[nt 2].

Conforme Roma crescia em tamanho e em poder, após as guerras Púnicas, a importância da família como a unidade central na sociedade romana começou a deteriorar-se,[13]e com este declínio, o velho sistema romano de educação realizado pelo paterfamilias também se deteriorou. O novo sistema de ensino começou a se aproximar dos modelos gregos e helênicos tais como o de Alexandria. Roma estava se tornando um sistema educacional literário.[14]

A situação dos gregos era ideal para a fundação da educação literária pois eles eram os possuidores dos grandes trabalhos de Homero, Hesíodo e as obras dos poetas líricos da Grécia Arcaica. A ausência de um método literário de educação na vida romana era devido ao fato de que Roma era desprovida de qualquer literatura nacional. As artes militares eram tudo o que Roma podia se dar ao luxo de colocar tempo estudando. Quando não estavam travando guerra, os romanos dedicaram esse tempo à agricultura. A preocupação de Roma era a sobrevivência, seja por meio da defesa ou do domínio. Não foi até o aparecimento de Ênio (239-169 a.C.), o pai da poesia romana, que qualquer tipo de literatura nacional veio a tona.[15] Apesar dos romanos adotarem muitos aspectos da educação grega, duas áreas em particular eram vistas como não importante: música e atletismo. Música para os gregos foi fundamental para seu sistema educacional e ligado diretamente à paideia grega. O "mousikê"[nt 3] abrangia todas as áreas supervisionadas pela musas, comparáveis às artes liberais de hoje.[16] A área que muitos romanos consideravam sem importância equivale a nossa definição moderna de estudo de música. Para os gregos, a capacidade de tocar um instrumento era a marca de um homem educado e civilizado, e através de uma educação em todas as áreas da "mousikê" pensava-se que a alma poderia tornar-se mais moderada e cultivada. Desta opinião, os romanos não compartilhavam, mas, no entanto, eles adotaram uma área de "mousikê": a literatura grega. O atletismo, para os gregos, era o meio para a obtenção de um

Perguntas interessantes