História, perguntado por eduardamuchadji, 4 meses atrás

No Império Romano, o sal era um dos fundamentos tradicionais da vida e da cultura. Esse hábito permaneceu
entre os europeus e, apesar de ser conhecido nos vários continentes, o sal não era usual na dieta dos povos
africanos ou indígenas até o contato mais sistemático com os brancos, ocorrido a partir do século XVI. Qual
das situações históricas a seguir NÃO influiu no processo de difusão da cultura europeia no período?
a) Expansão marítima da Era Moderna.
b) Tráfico de escravos da África para a América.
c) Estabelecimento de missões e reduções pela Companhia de Jesus.
d) Revolução Gloriosa.
e) Fundação de fortes lusitanos na Guiné e na Costa do Marfim.

Soluções para a tarefa

Respondido por llluislll99
1

Resposta:

Letra D, Revolução gloriosa

Explicação:

Devemos escolher a alternativa onde o homem europeu não entrou em contato com nenhuma outra cultura diferente e fez intercâmbio cultural.

Analisemos as alternativas:

A) Expansão marítima da Era Moderna. Pela expansão marítima, o contato entre europeus e outras nações (ameríndias, africanas, asiáticas) se elevou de uma maneira que jamais se havia visto. A expansão marítima é sinônimo de intercâmbio cultura. Também é uma opção errada.

B) Tráfico de escravos da África para a América. Obviamente esta opção não é a correta, pois o tráfico negreiro na América incitou o intercâmbio cultural entre os três continentes; o europeu, o africano e o americano.

C) Estabelecimento de missões e reduções pela Companhia de Jesus. A Companhia de Jesus é conhecida, no Brasil, principalmente pela catequização dos indígenas. Sendo a catequização, muitas vezes forçada, uma forma de se impor a cultura europeia sobre a cultura indígena, esta opção também não é a correta.

D) Revolução Gloriosa. A Revolução Gloriosa foi uma série de eventos que ocorreram apenas na Inglaterra, onde o Rei Jaime II foi desposto e substituído por Guilherme III de Orange, fazendo com que o parlamentarismo britânico alcançasse maior poder e a monarquia fosse fragilizada, passando a não ser mais absolutista. Logo, foi um evento interno da Inglaterra, e não houve nenhuma difusão cultural com nenhum povo. É a opção correta.

E) Fundação de fortes lusitanos na Guiné e na Costa do Marfim. A fundação de entrepostos militares portugueses em territórios africanos é sem dúvida uma forma de interferência cultural europeia na cultura de outrem, incitando também o intercâmbio cultural. Logo, é uma alternativa errada.


eduardamuchadji: mt obgd!!!!!
Perguntas interessantes