No imaginário popular, os moluscos podem ser considerados animais lentos, ou pouco ativos. Por isso, chamar alguém de "lesma" pode significar que a pessoa é lenta e preguiçosa. No entanto, os Cephalopoda podem se descolar em velocidades impressionantes e ter hábitos mais ativos, como é o caso da lula-de-humboldt, por exemplo, que pode atingir velocidades de até 24 km/h. Diferenciando-se das outras classes de moluscos, a característica fisiológica que permite que os cefalópodes sejam mais ativos é decorrente da A ausência da rádula. B ausência de conchas. C presença de ctenídios. D distribuição da massa visceral. E presença de sistema circulatório fechado.
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Resposta:
D, quase de certeza
Explicação:
Uma vez que tem sim sistema fechado e este confere eficácia na oxigenação do sangue e por consequente velocidade
A alternativa correta é a letra e) presença de sistema circulatório fechado.
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que o sistema circulatório fechado é característico dos cefalópodes (que são animais que tem os pés na cabeça (podes - cefalo), os polvos e lulas fazem parte dessa classe (Cephalopoda) de moluscos e todos os animais dessa classe são predadores marinhos. E os diferencia de outros grupos que possuem sistema circulatório aberto.
Portanto, essa característica promove transporte mais eficientes de gases, e portanto, possibilita hábitos mais ativos a este grupo.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)