Saúde, perguntado por jwnb, 5 meses atrás

No hospital, a distribuição de refeição é feita de maneira diferente para os(as) pacientes, funcionários(as), acompanhantes e visitantes. Na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) hospitalar, por exemplo, existe o setor de distribuição e consumo, denominado salão de refeição ou refeitório, local designado especificamente para o atendimento desses(as) funcionários(as), acompanhantes e visitantes.

Considerando os sistemas de distribuição de refeições, a opção que oferece uma desvantagem do sistema centralizado é a:


A-maior manipulação dos alimentos.


B-perda de apresentação dos alimentos, pelo excesso de transporte.


C-falta de utensílios apropriados para distribuição das refeições.


D-maior risco de contaminação dos alimentos.


E- supervisão precária por parte do nutricionista.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabercompartilhado1
1

A alternativa correta é a letra C. A desvantagem que o sistema centralizado de distribuição de refeições apresenta é a falta de utensílios apropriados para distribuição das refeições. A necessidade de grandes quantidades de descartáveis, oneram as despesas tornando muitas vezes esse tipo de sistema inviável.

Sistemas de Distribuição de Refeições

Dentro de um hospital o preparo e a distribuição das refeições é feita de maneira diferente para os pacientes, funcionários e visitantes. Quem gerencia todo esse processo é a UAN ( Unidade de Alimentação e Nutrição).

Existem três sistemas  de distribuição dos alimentos

  • Sistema Centralizado: a refeição é preparada, distribuída, porcionada e identificada na própria cozinha. Tem um menor risco de contaminação, porém onera os custos com descartáveis.
  • Sistema Descentralizado: a refeição é preparada na cozinha e  colocada em carros térmicos que as transportam até as copas. Lá é feito a divisão em porções, a identificação e a distribuição. Tem um maior risco de contaminação e  difícil supervisão pelas nutricionistas.
  • Sistema Misto: parte da refeição é distribuídas de forma descentralizada (refeição geral) e as dietas especiais que exigem controle tem distribuição centralizada.

No Brasil a maioria dos hospitais utiliza o sistema misto de distribuição das refeições.

Assim podemos concluir que o preparo e a distribuição dos alimentos em âmbito hospitalar é feito de maneiras diferentes, determinado por um planejamento prévio a sua instalação junto da administração.

Aprenda um pouco mais sobre os Sistemas de Distribuição de Refeições aqui: brainly.com.br/tarefa/53619703

#SPJ1

Perguntas interessantes