No homem, a capacidade de sentir o amargor da substância química feniltiocarbamida (PTC) é devida a um gene dominante I; a impossibilidade de senti-lo deve-se ao alelo recessivo i. Um homem sensível à PTC, mas cujo pai não o era, casa-se com mulher que também é sensível, mas cuja mãe não o é.
a) Quais são os genótipos do homem e da mulher? Justifique.
b) Quais serão os fenótipos e genótipos dos filhos em relação à sensibilidade à PTC?
Soluções para a tarefa
a) O homem e a mulher possuem genótipo heterozigoto.
b) Os filhos podem ter fenótipo com sensibilidade para feniltiocarbamida (PTC) tendo os genótipos homozigoto dominante e heterozigoto, assim como fenótipo sem sensibilidade à PTC com o genótipo homozigoto recessivo.
- Questão de genética envolvendo a primeira lei de Mendel.
Essa lei nos diz que os alelos que formam os genótipos do pai e da mãe são separados para formarem os gametas e depois um alelo da mãe se une a um alelo do pai na fecundação para formar um indivíduo.
DADOS DA QUESTÃO:
Genótipos e seus respectivos fenótipos:
I_ = sensibilidade à PTC;
- Para ter essa característica (sensibilidade) basta um alelo dominante "I". Então o genótipo pode ser homozigoto dominante (II) ou heterozigoto (Ii).
ii = não tem sensibilidade à PTC.
- Para não ter sensibilidade é necessário ter os dois alelos recessivos "i", ou seja, ter genótipo homozigoto recessivo.
ANALISANDO O ENUNCIADO DA QUESTÃO:
- Um homem sensível à PTC, mas cujo pai não o era:
Se esse homem é sensível a essa substância química, então possui o alelo dominante "I". O pai dele não era sensível, então tinha genótipo homozigoto recessivo (ii). Assim, enviou um alelo recessivo "i" para o filho. Com essas informações podemos concluir que o genótipo desse homem é heterozigoto (Ii).
- O homem citado anteriormente casa-se com mulher que também é sensível, mas cuja mãe não o é.
Já descobrimos que o genótipo do homem é "Ii". A mulher com que ele se casou também é sensível à PTC, então possui um alelo dominante "I". A mãe dela não é sensível, logo, o genótipo dessa mãe é homozigoto recessivo (ii) e enviou um alelo recessivo "i" para a filha, tornando-a heterozigota (Ii).
RESOLVENDO AS PERGUNTAS:
- a) Quais são os genótipos do homem e da mulher? Justifique.
Como vimos anteriormente, tanto o homem como a mulher possuem genótipo heterozigoto (Ii), pois ambos possuem a característica de ser sensível à feniltiocarbamida que é condicionada pelo alelo dominante "I" e, ambos são filhos de pais homozigoto recessivos (ii), portanto receberam também um alelo recessivo "i".
- b) Quais serão os fenótipos e genótipos dos filhos em relação à sensibilidade à PTC?
Basta realizarmos o cruzamentos entre os genótipos do homem e da mulher utilizando o Quadro de Punnett. Ambos são heterozigotos, então:
Ii x Ii
Os genótipos encontrados foram: II, Ii, Ii e ii.
3 dos 4 genótipos possuem alelo dominante (II, Ii e Ii), então existe 75% de probabilidade de os filhos terem sensibilidade à PTC, veja:
1 dos 4 genótipos possui os dois alelos recessivos (homozigoto recessivo), então existe 25% de probabilidade de os filhos não terem sensibilidade à PTC, veja:
Portanto, o homem e a mulher possuem genótipo heterozigoto (Ii) e os filhos poderão ter genótipo homozigoto dominante (II) e heterozigoto (Ii), possuindo fenótipo da sensibilidade à PTC e, genótipo homozigoto recessivo (ii) com fenótipo sem sensibilidade à PTC.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/46011314