No hexafluoreto de enxofre (SF2), o átomo central é o S, cuja configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4. Dois elétrons da camada externos do S são utilizados para formar ligações com dois átomos de flúor. O número estérico e a geometria para essa molécula é, respectivamente:
Dados: 16S e 9F.
4 e Angular.
5 e Bipirâmide trigonal.
6 e Pirâmide tetragonal.
5 e Gangorra.
6 e Quadrado planar.
Soluções para a tarefa
O enxofre (S) é da família 6A, portanto apresenta 6é na camada de valencia. (Podemos saber disso observando a distribuição eletrônica fornecida pelo exercício, onde a ultima camada (a camada 3) apresenta 6 é no total).
O Flúor (F) está localizado na família 7A , tendo portanto 7é na camsda de valencia.
Cada Flúor necessita de 1é para atingir o octeto enquanto o Enxofre necessita de 2é.
Como ambos necessitam receber é, eles compartilham elétrons formando uma ligação do tipo covalente, onde cada Flúor fornece um e o Enxofre fornece um para cada flúor.
Feita a ligação, observa – se que o átomo central (S) apresenta dois pares de elétrons não – ligantes. Esses pares de elétrons são os responsáveis pela geometria da molécula, visto que devido à mesma carga das ligações, elas se repelem o máximo que puderem.
Como nosso átomo central esta ligado a 2 átomos e há a presença de elétrons não – ligantes, nossa geometria é angular
O numero estérico que é o numero de orbitais híbridos que cada átomo apresenta é: Numero de ligações sigma + quantidade de pares não ligantes
Assim:
S: 2 ligações e 2 pares não ligantes = 4
F: 1 ligação e 3 pares não ligantes = 4
Assim, o numero estérico é 4