Biologia, perguntado por eusou012, 10 meses atrás

No heredograma estão representadas pessoas e duas delas apresentam uma doença genética autossômica recessiva.a) Sabe-se que a união consanguínea tem maior probabilidade de gerar descendentes com problemas genéticos. Dos casais indicados, qual deles se enquadraria nesse caso? Explique por que eles têm maior chance de gerar descendentes com problemas genéticos. b) Considerando que, na população em geral, a frequência de heterozigotos para essa doença é de 1/300 qual a probabilidade do casal 5 gerar uma criança doente? Indique o raciocínio matemático. *
Imagem sem legenda

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
13

a) Casal 4.

As doenças genéticas, geralmente, são causadas por genes recessivos e raros. O casamento consanguíneo aumenta a probabilidade da ocorrência de homozigose recessiva nos descendentes.

b) Para o casal 5, a probabilidade de o homem ser Aa é 2/3 e, para a mulher 1/300. A chance do nascimento de uma criança aa a partir de um casal de heterozigotos é 1/4.

Dessa forma, a probabilidade é 2/3 . 1/300 . 1/4 = 1/1800 = 0,055%

Respondido por iMarcelaBarbosa
2

Resposta:

a) Casal 4 (em todo heredograma os casamentos consanguíneos sempre serão representados por duas barras horizontais). Doenças genéticas são causadas por genes recessivas RAROS, sendo assim, estatisticamente falando, é mais fácil que pessoas que possuam tais genes sejam da mesma família.

(De maneira simplificada, a incidência de tais genes já é rara, então achar o mesmo gene em outra família e coincidir de o casal tê-los e terem filhos ainda é mais baixa pois a distância de parentesco aumenta as variáveis.)

b) Probabilidade do homem ser Aa: \frac{2}{3}

AA - Aa - Aa \frac{2}{3}

Probabilidade da mãe (dada na questão): \frac{1}{300}

Probabilidade da criança ser aa com pais heterozigotos: \frac{1}{4}

AA - Aa - Aa - aa → \frac{1}{4}

Logo,

\frac{2}{3}*\frac{1}{4}*\frac{1}{300}=\frac{1}{1800}0,0005=0,055%

- Bons estudos :)

Perguntas interessantes