No heredograma abaixo estão representadas pessoas que têm uma doença genética muito rara, cuja herança é dominante. A doença é causada por mutação em um gene localizado no cromossomo 6. Essa mutação, entretanto, só se manifesta, causando a doença, em 80% das pessoas heterozigóticas. a) Usando os algarismos romanos e arábicos correspondentes, identifique as pessoas que são certamente heterozigóticas quanto a essa mutação. Justifique sua resposta. b) Qual é a probabilidade de uma criança, que II‐5 venha a ter, apresentar a doença? Justifique sua resposta.
#FUVEST
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
a) As pessoas que são certamente heterozigóticas quanto a essa mutação são as seguintes: I - 2, II - 1, II - 5 e III - 2.
Devemos considerar que os alelos são A - afetado(a) e a – normalidade. É preciso destacar que o sujeito representado em I - 2 é Aa, por trata-se de um indivíduo doente.
b) A probabilidade é de 40%.
Considerando que ele é heterozigoto, em que a probabilidade de passar o alelo dominante para seu descendente é de 50%. Como o mesmo possui somente 80% dos heterozigotos que possuem a doença, a chance é de:
50% x 80% = 40%
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás