no handebol quando o jogador tem chance clara de gol, sofre falta grave, é empurrado por trás, o que é cobrado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
DURAÇÃO DO JOGO DE HANDEBOL
– Dois períodos de 30 minutos cada;
– Intervalo de 10 minutos entre os períodos;
– Em caso de empate, se for um jogo eliminatório, um período adicional de 5 minutos é disputado. Persistindo a igualdade, joga-se mais um tempo de 5 minutos. Se o placar permanecer empatado após duas prorrogações, a disputa vai para os tiros de sete metros;
– Na decisão em tiros de sete metros, são realizados até cinco arremessos para cada equipe, de forma alternada. Ao final dos 10 tiros, a equipe que fizer mais gols vence o jogo. Persistindo o empate, os times continuam a realizar as cobranças de sete metros, até que uma equipe acerte e a outra erre, determinando assim o vencedor.
A QUADRA DE HANDEBOL
Regras do Handebol Handball
JOGADORES
– Em quadra: 7 para cada equipe;
– Reservas: 7 para cada equipe;
– Substituições: ilimitadas, podem ser realizadas com o jogo em andamento. Os jogadores devem sair e entrar somente pela área de substituição localizada na lateral da quadra.
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ARREMESSO E GOL
– A qualquer momento, um jogador que estiver com a posse da bola pode arriscar um arremesso em busca de marcar um gol;
– É permitido também que ele salte no momento de realizar o arremesso, ganhando ainda mais impulso e aumentando a velocidade de lançamento da bola;
– Para se caracterizar como um gol, a bola deve passar totalmente pela linha de gol (assim como em outros esportes como futebol e hóquei). Caso parte de sua circunferência fique sobre a linha, o gol não é validado.
FALTAS
Quando as equipes não seguem as regras do handebol, a arbitragem aplica faltas. As infrações mais comuns são:
– Contato irregular: quando a defesa exagera na força do contato ou empurra os jogadores do ataque;
– Invasão: se o jogador, com exceção do goleiro, pisa dentro da área de gol, de seu time ou do adversário, ele infringe a regra de invasão;
– Jogada passiva: a equipe que tem a posse de bola demora excessivamente para arremessar ao gol. Não há um tempo determinado para que uma equipe arremesse a bola, deixando a critério do árbitro a chamada de jogada passiva. Em geral, se uma equipe não produz uma jogada ofensiva em 30 segundos, a arbitragem sinaliza jogada passiva;
– Recuo de bola: o jogador passa a bola para o goleiro e ele a pega estando dentro da área de gol;
– Cobrança irregular: se o jogador cobra um lateral ou tiro de canto sem pisar na linha, ou o goleiro pisa fora da área de gol para cobrar o tiro de meta, ocorre uma falta;
– Contato com o pé: o jogador toca a bola com qualquer parte do corpo abaixo do joelho, como pé ou canela;
Em todos os casos, a falta é cobrada pelo time adversário no ponto da quadra em que a irregularidade foi cometida. A exceção ocorre quando a falta é realizada dentro da linha dos 9 metros do campo de ataque da equipe. Nesse caso, tanto o jogador que fizer a cobrança quanto todos os seus companheiros deverão estar fora da área de 9 metros.
PENALIDADE
Em casos de infrações mais graves, a penalidade pode ser mais severa.
– Em jogadas de contato que coloquem em risco a integridade do adversário, faltas por trás ou infrações propositais para impedir o contra-ataque dos oponentes, o árbitro mostra ao infrator um cartão amarelo;
– Caso o jogador volte a cometer alguma irregularidade desta gravidade, ele é excluído do jogo por dois minutos e a equipe não pode colocar outro em seu lugar até que a punição seja cumprida;
– Em casos de faltas mais agressivas ou discussões com o árbitro, a arbitragem pode optar pela exclusão de dois minutos sem ter mostrado previamente o cartão amarelo;
– Cada jogador pode acumular no máximo, durante a mesma partida, duas exclusões. Na terceira, ele recebe o cartão vermelho e é expulso em definitivo do jogo. Seu time deve ficar dois minutos com um jogador a menos e só então pode colocar um substituto.
GLOSSÁRIO
– X ou fazer o X: posição de defesa em que o goleiro abre os braços e as pernas, para aumentar sua área de alcance e diminuir o ângulo de ataque o adversário.
– Mergulho: jogada de ataque em que um dos jogadores faz um passe para dentro da área de gol adversária e um de seus companheiros, antes que a bola toque o chão, se atira e arremessa ou dá um tapa rapidamente na bola, na tentativa de marcar um gol.
– Defesa 6×0: sistema defensivo em que todos os jogadores da equipe ficam à frente da área de gol, bloqueando a infiltração do ataque adversário. É o sistema mais básico e utilizado pelos times.
– Defesa 5×1: sistema defensivo em que cinco jogadores ficam à frente da área de gol para bloquear a infiltração do ataque adversário, enquanto o outro defensor fica responsável por fazer a marcação individual em um atacante ou circular dentro da linha dos 9 metros para tentar roubar a bola durante a armação da jogada.