Ed. Física, perguntado por yasminnayara2020, 9 meses atrás

No handebol, qual é a melhor defesa? por que?

Soluções para a tarefa

Respondido por marilianogueira899
3

Resposta:

  O desporto que durante o seu processo de criação sofrera várias influências de culturas e regiões do mundo, derivado do Torball do Alemão Max Heiser, que durante a Primeira Guerra Mundial foi aperfeiçoado por Karl Schelenz, que alterou suas regras e seu nome, definitivamente, para “Handball”, caracteriza-se pela coletividade, pela oposição e a cooperação (VIEIRA e FREITAS, 2007). Assim, partindo da intencionalidade de discutir e analisar o Handebol, o presente texto propõe fazê-lo a partir de uma perspectiva tática que envolva os principais sistemas de defesa e ataque na modalidade. Por fim, numa perspectiva de uma análise conclusiva, está nas marcações por zona esta a chave para se marcar no Handebol, por configurar-se como o posicionamento defensivo que menos vulnerabiliza a defesa, impedindo os arremessos e as infiltrações dos atacantes, e, dependendo do tipo adotado dificulta-se a troca de passes dos adversários. Já na marcação individual, o sistema concentra-se nos processos afetos a anulação individual de cada adversário, atuando-se, defensivamente, de acordo com cada particularidade dos atacantes, respeitando cada potencialidade e/ou deficiência no momento de eleger os marcadores e marcados, mas, configurando-se num posicionamento mais vulnerável, por expor lacunas que podem favorecer a movimentação e a troca de passes ofensivos. Os sistemas ofensivos, por sua vez, perfazem todos os processos que visam o desequilíbrio defensivo, na intencionalidade de encontrar um espaço/situação que propicie que a equipe realize uma tentativa de gol, dentro da maior assertividade possível, sendo que o ataque é dividido em contra-ataque, ataque sustentado e equilíbrio defensivo; onde os sistemas se dão através da utilização de movimentos predefinidos, resultando na organização ofensiva da equipe, e, por fim, determinando o seu produto final: as finalizações.  Dentre esses, citam-se uma variedade de estratégias defensivas que enfatizam a redução da diferença no placar ou romper com sistemas ofensivos; sendo as táticas defensivas os principais fatores do estilo de jogo de uma equipe.

   No processo de formulação dessas estratégias existem os processos de organização dos jogadores na defesa, onde os espaços que devem ser ocupados em quadra estão divididos em função de algumas linhas e zonas defensivas.

   As linhas defensivas referem-se à divisão da quadra em sua profundidade, tomando como base as áreas dos 9 metros e dos 6 metros, configurado a primeira e a segunda linha defensiva, respectivamente.

   Em relação às zonas defensivas, elas também constituem divisões da quadra, mas, em sua largura, a partir do referencial das linhas laterais, configurando quatro posições básicas.

   Na posição 1, encontram-se os defensores direito e esquerdo 1, formada pelos jogadores que se posicionam o mais próximos da intersecção das linhas laterais com a linha de fundo.

   O defensor 2, direito e esquerdo, que são direcionados a marcação dos armadores direito e esquerdo, respectivamente, tendo que, via de regra avançarem para atuar até a segunda linha defensiva.

   O defensor 3, direito e esquerdo são direcionados a região mais central da defesa, também denominada de base, onde devem marcar o armador central e o pivô.

   E, por fim, o goleiro, que constitui o estágio final de um sistema defensivo, devendo compreender numa função – não só – de guardar a meta, mas também de jogar em conjunto com a defesa, auxiliando no posicionamento defensivo da equipe e executando passes para a viabilização dos contra-ataques.

   Derivado dessas situações, no Handebol são usados difrentes principios taticos defensivos, que se constituiem de ações utilizadas para impedir ou dificultar o êxito dos atacantes.

   O ato de defender envolve alguns principios fundamentais, como primeiro marcar antecipando-se aos gestos técnicos dos adversários; cumprir com sua missão específica na marcação; ajudar na marcação de outros jogadores e deslocar-se em função da movimentação dos adversáios e da bola, sendo que a defesa inicia-se tão logo a equipe ofensora peder a posse de bola, o que resulta na transição defensiva, atrav´ss da retomada da quadra defensiva, logo após o final de um ataque.  Esta mesma transição pode ser subdividida em defesa temporária, que se constitui no prolongamento da transição defensiva, onde o defensor deve retronar à sua quadra em linha reta e o mais rápido possível, a fim de não predispor vulnerabilidade a sua equipe.

   Noutra fase, a da organização, consiste no período em que os jogadores ocupam suas posições específicas defensivas.

   ).

   É nesse mesmo sentido que existem dois tipos básicos de defesa. Um que se baseia na marcação por zona, onde o jogador responsabiliza-se por uma determinada área (zona) da quadra, sendo a mais usual no Handebol, e acontece no entorno das áreas dos seis e/ou dos nove metros; e outro que se fundamenta na marcação - específica - de um determinado jogador, denominada de marcação individual.

   

 

   

   

espero ter ajudado

Explicação:


yasminnayara2020: ajudou sim obrigada
marilianogueira899: de nada tenha uns bons estudos
Perguntas interessantes