No governo do general Garrastazu Médici, um dos representantes dos governos militares no Brasil do século XX, pode-se registrar:
a) uma maior abertura política, com surgimento de jornais oposicionistas e luta entre os partidos mais importantes.
b) uma campanha nacional em favor das eleições diretas e da reforma partidária, com grande ajuda dos sindicatos.
c) uma luta dos trabalhadores urbanos contra o governo, com a realização de greves de alcance nacional.
d) uma repressão marcante, com o uso de práticas de violência, acompanhadas de um atuante sistema publicitário.
e) uma mudança radical na vida econômica, com a valorização da indústria nacional e do liberalismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No governo Médici, observamos o auge da ação dos instrumentos de repressão e tortura instalados a partir de 1968. Os famosos “porões da ditadura” ganhavam o aval do Estado para promover a tortura e o assassinato no interior de delegacias e presídios;
A repressão aos órgãos de imprensa foi intensificada, impossibilitando a denúncia das arbitrariedades que se espalhavam pelo país. Ao mesmo tempo, no governo de Médici, foi observado o uso massivo dos meios de comunicação para instituir uma visão positiva sobre o Governo Militar;
A participação do Estado na economia ampliou-se significativamente com a criação de aproximadamente trezentas empresas estatais entre os anos de 1974 e 1979. A expansão do setor industrial, viabilizada por meio da expansão do crédito, a manutenção dos índices salariais e a repressão política incitaram uma explosão consumista entre os setores médios da população.
Portanto a resposta coreta é a letra A) uma maior abertura política, com surgimento de jornais oposicionistas e luta entre os partidos mais importantes.
Esperro ter ajudado:)
Resposta:
Letra D
Explicação: