No governo Costa e Silva, no plano econômico e social algumas mudanças foram significativas, apesar de não se consolidar a democracia, e ser instituído o controle da liberdade de expressão e de imprensa. Foram tomadas medidas para combater a inflação, fez uma revisão na política salarial, ampliou o comércio exterior, extinguiu o serviço de proteção ao Índio, criando a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), criou o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).
Costa e Silva, junto com uma comissão de juristas, elaborou uma reforma política, que seria apresentada através de uma emenda constitucional, que incluía:
Escolha uma:
a. a redemocratização do Brasil.
b. a instituição do AI-5.
c. a revisão da Constituição Federal.
d. a extinção do AI-5.
e. a cassação dos mandatos.
Soluções para a tarefa
A Emenda Constitucional incluía a extinção do AI-5 e seria assinada em 1969. Porém, uma semana antes, Costa e Silva sofreu um avc e morreu. Apenas dez anos depois o AI-5 foi revogado. Letra D está correta.
Costa e Silva e o AI-5
O AI-5 foi estabelecido em 1968 e concedia amplos poderes ao presidente. Com o AI-5, os militares puderam aumentar a repressão e o autoritarismo.
Os direitos políticos de qualquer pessoa poderiam ser suspendidos por 10 anos, o presidente poderia fechar o congresso, assembleias e câmaras e decretar estado de sítio sem qualquer impedimento, e outros.
Costa e Silva estabeleceu o chamado milagre econômico, com aquecimento econômico e altos índices de crescimento da economia brasileira.
Leia mais sobre o AI-5: https://brainly.com.br/tarefa/33919768
#SPJ2