No fundo do oceano, a 4 000 metros, onde a luz do sol não desce e a temperatura média é de 2 graus, vivem estranhas espécies de peixes escuros e de aspecto horroroso aos olhos humanos. Muitos desses peixes desenvolveram sistemas orgânicos destinados a iluminar as trevas e atrair as presas: possuem luzes no próprio corpo, que acendem e apagam como lanternas quando necessário.
Até meados do século passado, os cientistas negavam que existisse vida no mar abaixo dos 5 000 metros. Eles sabiam que muito aquém da superfície, a água filtra a luz vermelha do espectro de luz, deixando visíveis apenas combinações de verde e azul. A 2 000 metros, a esmagadora pressão da água pode arrebentar um cilindro de mergulho.
Qual das sentenças abaixo melhor representa a profundidade, em metros, que os cientistas negavam a existência de vida?
(A) 25 . ( - 200)
(B) 25 . ( - 160)
(C) 25 . ( - 80)
(D) 25 . ( + 200)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação passo-a-passo:
Anelo ter auxiliado =)
Resposta:
(D) 25 . ( + 200)
Explicação passo-a-passo:
Muitos matemáticos se equivocam no conceito entre profundidade e altitude. Então, primeiramente vamos estabelecer a diferença entre profundidade e altitude.
Altitude:
A altitude é a terceira coordenada geográfica e corresponde à distância, em metros, medida na vertical, entre o nível médio das águas do mar e um dado lugar. Dependendo da posição do lugar em relação ao nível do mar a sua altitude pode ser positiva (se o lugar se encontra acima do nível do mar) ou negativa (se o lugar se encontra abaixo do nível do mar).
Profundidade:
É a distância em módulo (sempre positiva) entre o topo de uma superfície e o fundo (de algo).
Matematicamente, podemos dizer que:
P = |An|
Sendo:
P: Profundidade.
|An|: Altitude negativa em módulo.
Dado o que foi exposto acima, e sabendo que o exercício pede a PROFUNDIDADE, e não a ALTITUDE. Temos que o nosso resultado deve, obrigatoriamente, ser positivo. Desse modo:
5000 = 25x
x = 5000/25
x = +200
Portanto: 5000 = 25 . ( + 200)