No final dos anos 1970, surgiu a necessidade de se compreender outras questões acerca do currículo. Nessa época, começou-se a pôr em xeque as teorias tradicionais, passando a usar novas lentes para enxergar o currículo. Disserte sobre os objetivos, as abordagens e as análises das Teorias Críticas do Currículo.
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Resposta:
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Os autores críticos começaram a questionar os arranjos sociais e educacionais, desconfiando do status quo e responsabilizando-o pelas desigualdades e injustiças sociais. Sua principal preocupação não estava em como fazer o currículo, mas em desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que o currículo faz. O objetivo das teorias críticas é a orientação para a emancipação e a direção em busca do comportamento crítico. Suas abordagens são críticas e comprometidas com as lutas e contra as práticas de dominação. A análise crítica nos currículos implica o questionamento do conhecimento, das relações de poder, das identidades como espaços de construção onde a produção dos discursos, refletem as desigualdades e os aspectos de contestação.
Resposta: No final dos anos de 1970 a visão em cima do currículo passou a ser revista por outras lentas e com olhos críticos . Quando autores críticos começaram a questionar os arranjos sociais e educacionais. Sua principal preocupação era desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que o currículo faz e não em como fazer o currículo. A análise crítica nos currículos implica no questionamento do conhecimento, das relações de poder, das identidades com espaços de construção onde a produção dos discurso refletem as desigualdades e os aspectos de contestação. O currículo para a teoria pós-crítica representa uma invenção social sendo mais um resultado do elemento do processo histórico de dominação. Suas abordagens imperam como relações de poder quando realiza e expõe a divisão em disciplinas,do tempo e sua organização hierárquica com a seleção dos conteúdos.
Explicação:
Resposta Esperada:O currículo para a teoria pós-crítica representa uma invenção social, assim como o Estado, nação, religião, como resultado do processo histórico de dominação. A divisão em disciplinas, do tempo e sua organização hierárquica coma seleção dos conteúdos, impera relações de poder enquanto criações sociais