No final dos anos 1960 e início de 1970, a sociedade brasileira experimentou os “anos de chumbo” da ditadura civil- militar, em especial após o silêncio imposto pelo Ato Institucional no5, de 1968. No campo cultural, considere as seguintes afirmativas: 1. A repressão civil-militar fez com que o conflito ideológico da Guerra Fria se esgotasse no Brasil. 2. Houve investimentos massivos nos meios de comunicação de massa, visando a eficácia da propaganda política do regime. 3. Uma das reações à repressão foi a explosão do movimento de consciência negra no Brasil. 4. A censura e a consolidação de novos meios de comunicação de massa provocaram a criação de novos espaços e estilos culturais, como a Tropicália. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. *c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
O regime militar investiu fortemente em propaganda para transmitir a ideologia do governo. Ocorria a censura, e surgiram movimentos que visavam driblar essa opressão, como a tropicália. Sobre o movimento negro no Brasil, ele já era atuante. Por exemplo, na década de 1930 foi fundada a Frente Negra Brasileira (FNB). As sentenças 2 e 4 estão corretas, letra c.
Campo Cultural durante os "anos de chumbo"
Houve forte repressão aos artistas e intelectuais nesse período. A arte passou a desafiar a ordem. Houve uma explosão de artistas que buscavam passar imagens utópicas, alegorias que chocavam a burguesia, estratégias de duplos sentidos, ironia e passavam um imaginário de resistência à ditadura, demonstrando que outra vida era possível.
A popularização da TV, o avanço tecnológico da indústria fonográfica, a popularização de novelas, e outros, acabaram ampliando o alcance desses movimentos artísticos que tiveram grande alcance político.
Leia mais sobre a Ditadura Militar: https://brainly.com.br/tarefa/3593917
#SPJ2