No final do século XIX, um engenheiro mecânico acreditava que os meios empíricos tradicionais de organização do trabalho precisavam ser substituídos por métodos científicos. Até 1930, os preceitos de Frederick Taylor e Henri Fayol se destacavam no cenário administrativo. Acerca dos princípios da administração divulgados por esses teóricos organizacionais, julgue os próximos itens.
I. Taylor e Fayol conceberam a ideia de que um trabalho deve ser executado de maneira científica para promover maior eficiência de tempo e de energia.
II. Taylor acreditava que todos os empregados tinham limitações e que caberia ao administrador atribuir uma função a eles, independentemente de suas possíveis habilidades, devendo o trabalho ser compensado por um salário-hora.
III. Segundo os citados teóricos, a relação entre administradores e trabalhadores deveria ser cooperativa e interdependente, partilhando-se o trabalho de maneira igualitária, com papéis diferentes para os administradores, que seriam os supervisores funcionais, e para os trabalhadores, que ficariam responsáveis pela execução do trabalho.
IV. As teorias administrativas contemplam variáveis básicas como tarefas, pessoas, estrutura, ambiente e tecnologia. Cada uma dessas teorias enfatiza uma ou mais variáveis, o que lhes fornece caráter específico. Os pressupostos defendidos por Taylor preconizavam que o operário deveria saber cada vez menos do todo que constituía seu trabalho, para passar a saber cada vez mais a respeito da parte que lhe pertencia.
V. A expressão “um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar” sintetiza os princípios administrativos de Fayol.
Soluções para a tarefa
Alternativa Correta: I, II e V.
Para Taylor, os pontos principais foram determinar cientificamente o trabalho padrão, criando uma revolução mental e um trabalhador funcional. O modelo administrativo de Fayol é baseado em três aspectos fundamentais: a divisão do trabalho, a aplicação de um processo administrativo e a formulação dos critérios técnicos que devem orientar a função administrativa.
Há uma diferença muito particular entre a teoria de Taylor e Henri Fayol, é o uso do tempo, já que Fayol se concentra mais na estrutura geral da organização, enquanto Taylor se concentra mais no método e nas ferramentas de trabalho para melhor eficiência.
Outra diferença entre Taylor e Fayol é a área da pirâmide da organização que eles estudaram, um é o nível operacional que é a área de estudo de Taylor, enquanto Fayol se dedicou ao estudo da área superior da organização, como ele disse: arte de governar