No final do século XIX o Brasil apresentava um alto índice de analfabetismo. Surgiram nesta época, várias discussões de intelectuais e governantes, que buscavam um regime político mais democrático, que contrapunha as instituições de regime monárquico (centralização do poder). Assim, pensavam em preparar os cidadãos para o trabalho livre e criar um espírito de nação, para isso, era preciso reverter o quadro de analfabetismo no país. Diante desta afirmação, qual a relação deste contexto com a inserção da mulher na profissão do magistério? Leia as assertivas:
I. Com o aumento do número de escolas a mão de obra também aumentou, assim, houve a necessidade de novos atores para atingir o desenvolvimento que se buscava na sociedade.
II. O processo de inserção da mulher no magistério não tem relação com as necessidades políticas e sociais da época.
III. A entrada da mulher no magistério se deu através de um processo natural, de forma passiva e sem reivindicações sociais.
IV. O discurso propagado na época justificava que a mulher era a melhor indicação para a função de alfabetizar, pois sua imagem estava ligada à moralidade cristã, por sua pureza e paciência.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Somente as alternativas I e II estão corretas.
Somente as alternativas II e III estão corretas.
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
Somente as alternativas I e IV estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Somente as alternativas I e IV estão corretas.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás