No final do século XIX e início do século XX, com a transição do trabalho escravo, chegaram os imigrantes europeus no estado do Espírito Santo. Marque a alternativa correta sobre os grupos étnicos (nacionalidades) que aqui vieram e as atividades econômicas que eles se ocuparam predominantemente
A- Vieram em maior parte alemães, italianos e pomeranos para trabalharem, principalmente, no cultivo do café em pequenas propriedades rurais.
B- Chegaram sírios e libaneses, na maior parte, para o cultivo de soja e cana-de-açúcar no interior.
C- Tivemos uma forte presença de alemães e pomeranos envolvidos no cultivo do eucalipto e cana-de-açúcar.
D- Maioria de holandeses, espanhóis e gregos na atividade primária em pequenas propriedades na região serrana.
E- Vieram muitos italianos, alemães e pomeranos, eles se concentraram na região metropolitana do estado na atividade portuária.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A resposta correta acerca da imigração europeia para o Espírito Santo é a letra A: " Vieram em maior parte alemães, italianos e pomeranos para trabalharem, principalmente, no cultivo do café em pequenas propriedades rurais."
A migração europeia ocorreu em meados do século XIX, devido a crescente estagnação do tráfico de escravos para o Brasil, por isso havia a necessidade de mão de obra. Para o estado do Espírito Santo a maioria dos imigrantes eram de origem alemã e italiana, também pomerana.
Esses imigrantes foram direcionados principalmente para as lavouras de café, para trabalhar no cultivo. Naquele momento, o café era o produto de maior lucro para o Brasil.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes