No final do século XIX e começo do XX, deu-se o início do processo de urbanização do Brasil. Para as pessoas daquela época, assim como para as de hoje, a mudança para a cidade representava a possibilidade de viver uma realidade caracterizada pela eliminação ou minimização das dificuldades do seu dia-a-dia. Entretanto, o crescimento urbano acelerado em que o país foi submetido gerou profundas mudanças no panorama urbano e desencadeou problemas sociais e ambientais característicos de quase todas as cidades: desigualdade na distribuição de renda, altos índices de desemprego, falta de condições sanitárias mínimas em muitas áreas, escassez e ausência de serviços indispensáveis à vida das pessoas, condições precárias de habitação, falta de acesso à terra e à renda, sobrecarga da infra-estrutura existente, destruição de recursos de valor ecológico e poluição do meio ambiente. Diante disso, a instauração do Estatuto da Cidade veio inaugurar um cenário de novas perspectivas para o planejamento urbano e trouxe consigo a revisão das práticas de gestão das cidades.
O Estatuto da Cidade, por meio do estabelecimento de diretrizes e da regulamentação de diversos instrumentos, tem como objetivo
Escolha uma:
a.formular diretrizes gerais para o combate as desigualdades sociais ambiente urbano, estabelecendo a garantia do direito a moradia digna, de forma a priorizar o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos de todas as classes sociais.
b.formular diretrizes gerais e normas construtivas e urbanísticas, de forma a garantir uma organização espacial urbana, um sistema viário eficiente, segurança urbana e construtiva e, assim, o atendimento ao cidadão.
c.formular diretrizes gerais de administração do ambiente urbano, estabelecendo normas para a política de desenvolvimento urbano, de forma a priorizar o interesse social, o bem estar dos cidadãos e equilíbrio ambiental.
d.formular diretrizes gerais de administração de recursos naturais, estabelecendo normas para a política ambiental, de forma a priorizar a preservação florestal e a proteção da fauna e flora.
e.formular diretrizes gerais de administração do ambiente urbano, estabelecendo normas para a política de desenvolvimento urbano, de forma a priorizar o crescimento das cidades de maneira rápida e a implantação de instalações urbanas tecnológicas e modernas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
Formular diretrizes gerais de administração do ambiente urbano, estabelecendo normas para a política de desenvolvimento urbano, de forma a priorizar o interesse social, o bem estar dos cidadãos e equilíbrio ambiental.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Respondido por
12
Resposta:
c. formular diretrizes gerais de administração do ambiente urbano, estabelecendo normas para a política de desenvolvimento urbano, de forma a priorizar o interesse social, o bem estar dos cidadãos e equilíbrio ambiental.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes