No final do século XIX e começo do século XX, o pensamento social era enormemente influenciado pelo positivismo. Conhecemos por positivismo, a doutrina formulada pelo filósofo social Auguste Comte. Entre os princípios dessa doutrina podemos encontrar: 1) a ideia de que as ciências sociais devem conhecer as leis gerais do comportamento humano; e, 2) a ênfase na quantificação e na rejeição de todas as explicações baseadas em intenções pessoais ou em fatos subjetivos. LACERDA, Gustavo Biscaia de. Augusto Comte e o "positivismo" redescobertos. Revista de Sociologia e Política, v. 17, n. 34, Curitiba, 2009. Compreendendo os princípios do pensamento positivista, da racionalidade, eficiência e produtividade, existe uma tendência pedagógica que se inspirou nos mesmos. Considerando tal afirmação, assinale a alternativa que corresponde à essa tendência.
Soluções para a tarefa
Resposta: O positivismo é uma corrente teórica inspirada no ideal de progresso contínuo da humanidade. O pensamento positivista postula a existência de uma marcha contínua e progressiva e que a humanidade tende a progredir constantemente. O progresso, que é uma constatação histórica, deve ser sempre reforçado, de acordo com o que Auguste Comte, criador do positivismo, chamou de Ciências Positivas. As Ciências Positivas teriam a sua mais forte expressão na Sociologia, ciência da qual Comte é considerado o fundador.
O positivismo também incorporou, na teoria de Comte, elementos políticos e ganhou, nos trabalhos de John Stuart Mill, um escopo mais ético e moral. Isso acabou reforçando o molde de uma teoria política positivista, fundada na ordem e no conhecimento para se alcançar o progresso.
Essa teoria ressoou na política brasileira, mais especificamente no início do período da Primeira República, pois o marechal Deodoro da Fonseca (primeiro presidente do Brasil) e outros políticos que participaram do governo tinham fortes influências positivistas.
Explicação: