No final do século XIX, a extração de látex e a produção de borracha geraram um surto de riqueza na Amazônia. Aponte as causas e consequências dessas atividades
Soluções para a tarefa
A principal causa para o aumento exponencial da extração de borracha na Amazônia foi o advento da industrialização, de modo que a borracha passou a ser uma matéria-prima muito importante para alimentar as indústrias que se desenvolviam (principalmente a indústria automobilística, posto que a borracha era necessária para os pneus sem os quais os carros não funcionavam).
As principais consequências foram o desenvolvimento econômico da região Norte do Brasil, ainda pouco desenvolvida na época, e a urbanização de áreas que antes ficavam no meio da Floresta Amazônica, de modo que o desmatamento cresceu consideravelmente como uma consequência desta exploração econômica.
O ciclo da borracha aconteceu no Norte do Brasil, entre 1879 e 1912, ainda com algum destaque durante a Segunda Guerra Mundial.
Esse ciclo foi responsável pela expansão e crescimento da região amazônica no país, levando o desenvolvimento a algumas cidades como Manaus, Porto Velho e Belém, além da incorporação do território do Acre.
Com a Revolução Industrial, a borracha passou a ser usada como um dos produtos indispensáveis para a atividade, ganhando grande valor comercial e a atividade extrativista tornou-se lucrativa.
Foram construídas ferrovias para escoamento da produção, além de levar riqueza e desenvolvimento para a região norte, que era esquecida.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/10211768