Pedagogia, perguntado por cautasse90, 1 ano atrás

No final de 2013 e início do ano de 2014, o Brasil observou o nascimento de um movimento, que ficou conhecido como “Rolezinho”. Rolezinho (diminutivo de rolê ou rolé, gíria brasileira, significa "fazer um pequeno passeio" ou "dar uma volta") é um neologismo para definir um tipo de encontro ou coordenação de encontros simultâneos de centenas de pessoas em locais como praças, parques públicos e shopping centers. Os encontros são marcados pela internet, quase sempre por meio de redes sociais como o Facebook. Esses eventos suscitaram uma polêmica em relação ao jovem na atualidade e sua adequação na sociedade. Os jovens, participantes desse tipo de movimento, apresentam uma necessidade específica e pulsante, a do lazer e cultura, ao mesmo tempo, apresentam uma forte capacidade de mobilização. Apesar de o mundo estar mais aberto, percebe-se, ainda, que há uma negação de alguns aspectos antropológicos e culturais do indivíduo, seu processo histórico, sua evolução e suas necessidades. Diante do exposto, faça uma análise crítica relacionando o movimento à discussão em torno dos novos paradigmas e desafios da educação no século XXI. Orientações: Você deverá considerar: • A educação como facilitadora do processo de crescimento e de desenvolvimento das pessoas, facilitando-lhes a aquisição de habilidades básicas tanto de tipo cognoscitivo quanto de autoconhecimento, de autonomia pessoal e de socialização. • O processo educativo para promoção do reconhecimento de todas as diferentes capacidades, ritmos de trabalho, expectativas, estilos cognoscitivos e de aprendizagem, motivações, etnias, valores culturais de todos os meninos, meninas e adolescentes. • A superação da cultura do individualismo, tão historicamente arraigada nas instituições educativas, por uma cultura do trabalho compartilhado. • A diversidade não como uma técnica pedagógica ou uma questão meramente metodológica, mas como uma opção social, cultural, ética e política que as equipes de professores e professoras e todas as pessoas que se dedicam à educação devem assumir, que irão decidir e definir que aspectos da diversidade é preciso atender, e como se deve agir diante desta.​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabymouser
34

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

A educação de jovens e adultos é um campo de práticas e reflexão, que inevitavelmente transborda os limites da escolarização em sentido estrito. Na atualidade, vários são os papéis atribuídos à educação de jovens e adultos, em um contexto de constante evolução.

Nesse sentido, a educação deve possibilitar agregar as mudanças no perfil da sociedade e de seu público-alvo, neste contexto, jovens e adultos, ao conteúdo disciplinar, considerando o indivíduo na sua dimensão cultural. Há também que se considerar uma educação situada num contexto em que se discute uma nova globalização: dividida entre mantenedora de uma perspectiva de espaços de sujeitos dominantes e uma perspectiva de transformação, no que tange a uma visão solidária, contemplando, assim, a visão de um sujeito com certas lógicas e sentidos.

A educação precisa desenvolver e aprimorar no sujeito uma visão ampliada de mundo para que ele aprenda a conhecer e reconhecer o mundo, suas variáveis e mudanças, tornando-se consciente dos valores sociais do trabalho e do seu lugar no mundo. Esses novos paradigmas tiram a educação de uma situação expectadora, retomando sua visão ativa e transformadora, que apoia a cidadania e a evolução social, respeitando os sujeitos nas suas diferenças e contribuindo para ampliar a sua dimensão cultural.

Assim, nesses movimentos há uma possibilidade de a educação reforçar seu papel no contexto social, visto que os jovens e os adultos, em toda sociedade, vivem múltiplas e diferenciadas experiências sociais e humanas. Da mesma forma, sua trajetória, sua noção de temporalidade e vivência não são as mesmas. Não se trata de considerar este um movimento político, mas ampliar sua perspectiva sob a ótica de uma educação moderna e de um novo paradigma educacional, para além da sala de aula, que se conecta com um mundo em transformação, com novas demandas interacionais.

Além de perceber o indivíduo, este novo paradigma constrói, autonomamente, sua perspectiva, não aceitando uma oferta educativa advinda de uma única fonte formadora, a partir de demandas únicas, e está de acordo com uma concepção, a partir da diversidade de suas demandas e dos diferentes segmentos sociais, considerando o contexto em que esses movimentos acontecem. Portanto, o dever da educação é instrumentalizar os indivíduos para uma atuação consciente na nova sociedade.

Explicação:

Respondido por julialiri
5

Deve-se analisar que os jovens envolvidos no fenômeno dos "rolêzinhos" não devem ser considerados culpados. É preciso refletir sobre os porques que levaram esses jovens a procurarem por cultura e entretenimento nos shoppings.

"Rolêzinhos" e cultura

O ser humano possui a necessidade de representação, seja por meio de uma dança, uma música, um ritual, uma festa ou uma celebração religiosa. Entre os jovens essa necessidade aumenta, pois, é uma fase em que é preciso haver identificação por algo.

Continue estudando sobre Cidadania em: https://brainly.com.br/tarefa/19723960

Anexos:
Perguntas interessantes