No final da Idade Média, grandes epidemias assolaram indiscriminadamente senhores e servos. Predomina então a teoria miasmática sobre a transmissão das doenças, que perdurou até a metade do século XIX, quando surgiu a bacteriologia. Qual alternativa explica corretamente esta teoria?
a.
A predisposição individual condiciona estados de desequilíbrio hidroeletrolítico, motivadores de processos inflamatórios.
b.
As doenças resultam de alterações na pituitária, na bile negra, na bile amarela e no coração.
c.
A existência do elemento incomunicável condiciona estados de torpor e resultam no desequilíbrio dos humores do corpo.
d.
As doenças resultam de um conjunto de fatores biológicos, psíquicos, sociais e ambientais em desajuste.
e.
Alguma alteração atmosférica, uma corrupção do ar, traz a doença; matéria orgânica em decomposição, águas estagnadas e pútridas, etc. corrompem o ar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra (E)
Explicação:
Teoria miasmas são malcheirosos, podres O miasma podia estar presente em tudo: multidões, excrementos humanos e animais, solos úmidos, pântanos, habitações mal construídas, cadáveres, hospitais, gente doente, doenças, água suja etc. Na referida teoria, quando um solo era denunciado como insalubre (perigoso) ele devia logo ser drenado a fim de torná-lo inofensivo para os seus arredores.
Essa teoria trata das alterações da natureza, como a poluição do ar, contaminação da água e destruição dos solos, causando a proliferação de microrganismos causadores de doenças (alternativa E).
O ambiente como causador de doenças
O ambiente pode ser um dos agentes que interfere no estado saúde/doença nas pessoas.
Por exemplo, países subdesenvolvidos tendem a terem um péssimo sistema de saneamento básico, por isso possuem mais casos de doenças infectocontagiosas e parasitoses, que são problemas simples e evitáveis.
Venha estudar mais sobre o saneamento básico
https://brainly.com.br/tarefa/2910785
https://brainly.com.br/tarefa/29040822
#SPJ2