No final da década de 1980, aconteceram muitos debates que tinham como objetivo “[...] recolocar os professores no centro de debates educativos e das problemáticas da investigação” (NÓVOA, 1995, p. 15). NÓVOA, A. (Org.) Vidas de Professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995. Portanto, com relação à formação de professores nas décadas de 1980 e 1990, analise as afirmativas: I. A concepção emancipadora de educação não conseguiu se estabelecer nesse período. II. Nesse período ocorreu um processo de reestruturação dos cursos de formação de professores. III. As propostas educacionais desse período procuraram romper com o pensamento tecnicista. IV. A formação de professores passou a ser baseada no caráter sócio-histórico, e deveria privilegiar o desenvolvimento de uma consciência crítica que permitisse não só identificar os problemas da sociedade atual, mas, sobretudo, transformar as condições da escola, da Educação e da Sociedade. E correto o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Olá!
As afirmativas I e II estão corretas.
Nessa época, surgiu a concepção emancipadora da educação, mas ela não conseguiu se estabelecer de forma adequada durante esse período.
Mas houve grandes mudanças e reestruturações nos cursos de licenciatura e magistério, que são os cursos onde são formados professores.
A educação nessa época não era vista como uma forma de criar alunos com pensamentos críticos para solucionar problemas, os pensamentos tecnicistas ainda prevaleciam.
vitoriajferreip7ppa3:
pagina
Respondido por
12
a resposta correta acredito ser: II , III, IV
página- 33 e 34
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás