No final da década de 1960, o professor e filósofo canadense Marshall McLuhan difundiu o termo "aldeia global" para expressar metaforicamente as transformações sociais ocasionadas pelo desenvolvimento dos meios de comunicação no século XX e seus impactos no cotidiano das pessoas.
Na década de 1990, o professor e sociólogo brasileiro Octavio lanni também escreveu sobre esse assunto. Leia o texto a seguir:
Quando o sistem a social mundial se põe em movimento e se moderniza, então o mundo começa a parecer um a espé cie de aldeia global. Aos poucos, ou de repente, conforme o caso, tudo se articula em um vasto e complexo todo moderno, modernizante, modernizado. E o signo por excelência da modernização parece ser a comunicação, a proliferação e generalização dos meios impressos e eletrônicos de comunicação, articulados em teias multimidias alcançando todo o mundo.
A noção de aldeia global é bem uma expressão da globalidade das idéias, padrões e valores socioculturais, imaginários. (...)
Em decorrência das tecnologias oriundas da eletrônica e da informática, os meios de comunicação adquirem maiores recursos, mais dinamismos, alcances muito mais distantes. Os meios de comunicação de massa, potenciados por essas tecnologias, rompem ou ultrapassam fronteiras, culturas, idiomas, religiões, regimes políticos, diversidades e desigualdades socioeconômicas e hierarquias raciais, de sexo e idade. Em poucos anos, na segunda m etade do século XX, a indústria cultural revoluciona o mundo da cultura, transforma radicalmente o imaginário de todo o mundo. Forma-se uma cultura de m assa mundial, tanto pelas produções locais e nacionais como pela criação diretam ente em escala mundial. São produções musicais, cinematográficas, teatrais, literárias e muitas outras, lançadas diretam ente no mundo como signos mundiais ou da mundialização. (...)
No âmbito da aldeia global, prevalece a mídia eletrônica como um poderoso instrum ento de comunicação, informação, compreensão, explicação e imaginação do que vai pelo mundo. (...)
A aldeia global pode ser uma metáfora e uma realidade, uma configuração histórica e um a utopia. (...)
(IANNL Octavio. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. p. 93-98).
• Você concorda com o autor quando ele diz que o mundo está se transformando numa aldeia global? Por que ele indica que a aldeia global pode ser, simultaneamente, uma metáfora e uma realidade? Como seriam as fronteiras num mundo constituído como uma aldeia global? Você considera que existe uma sociedade global? Numa aldeia global as classes sociais desapareceríam?
Soluções para a tarefa
O conceito é uma realidade uma vez que percebemos que estamos conectado uns aos outros por extensões, como aparelhos celulares, computadores e etc.
O tema da aldeia global colocava uma perspectiva de esperança sobre a globalização, que foi abandonada por conta do aumento da desigualdade.
Para isso, é preciso compreender a relação entre globalização e desigualdade, que frustaram as ideias da aldeia global.
Aldeia global, globalização e desigualdade.
Enquanto a aldeia global colocava uma versão positiva acerca da globalização, onde a mesma possibilitaria o acesso universal aos bens materiais, a realidade se impôs com o processo de globalização reforçando componentes da desigualdade.
Nisso, ao invés de estabelecer uma comunidade global, a globalização dividiu ainda mais o globo, colocando uma enorme diferença, do ponto de vista tecnológico, entre países ricos e pobres.
Para mais sobre a globalização, leia: https://brainly.com.br/tarefa/14524098
#SPJ2