“No fim do século XVIII e no início do século XIX, predominou na arte europeia o Neoclassicismo, ou Academicismo. [...] O século XIX, porém, passou por fortes mudanças, decorrentes da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, no fim do século XVIII. A arte refletiu essas mudanças, tornando-se mais complexa e dando lugar a vários movimentos artísticos. Enquanto os artistas neoclássicos submetiam-se às regras das academias, outros buscavam libertar-se delas e expressar livremente seus sentimentos e sua imaginação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte. São Paulo, Ática, 2005. p. 126.
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base, Elementos de história das artes, sobre as artes do século XIX e os movimentos artísticos desse período, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características.
1. Romantismo.
2. Realismo.
3. Impressionismo.
4. Pós-Impressionismo.
5. Simbolismo.
( ) A arte, de modo geral, representa verdades absolutas que só podem ser atingidas por via indireta, por meio de sugestões.
( ) Destacam-se como expoentes da pintura Paul Gauguin e Vicent van Gogh, entre outros.
( ) Os pintores procuravam mostrar o efêmero na representação do instante, motivo pelo qual buscavam capturar a luz dos objetos e não a sua forma conceitual.
( ) A pintura de Courbet tratava de cenas da vida cotidiana, repleta de banalidades, sem quaisquer tentativas de idealização.
( ) A música passou a ser percebida como uma sublime linguagem de sons, cujo código secreto era muito mais rico do que os conceitos precisos da linguagem verbal.
Agora, selecione a sequência correta:
A 5 – 2 – 1 – 3 – 4
B 4 – 3 – 2 – 1 – 5
C 4 – 2 – 3 – 1 – 5
D 5 – 4 – 3 – 2 – 1
E 3 – 5 – 2 – 1 – 4
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Explicação:
Resposta correta:
D 5 – 4 – 3 – 2 – 1
Perguntas interessantes