No fim do ano passado, um grupo de cientistas do Museu Nacional do Rio de Janeiro apresentou ao país o mais novo dino nacional, um pequeno comedor de plantas chamado Unaysaurus tolentinoi. Novo é maneira de falar: trata-se de um dos dinossauros mais antigos de que se tem notícia. Ele viveu no Período Triássico, há mais de 200 milhões de anos, quando os dinos iniciaram seu reinado sobre a Terra.
O Rio Grande do Sul, Estado onde os fósseis do Unaysaurus foram achados, chama a atenção dos cientistas por guardar em suas rochas um dos grandes segredos da pré-história: o da origem dos dinossauros. Dois dos dinos mais antigos do mundo, o Staurikosaurus pricei e o Saturnalia tupiniquim, foram desenterrados lá. [...]
Os dinossauros gaúchos eram velhotes e tampinhas. O Saturnalia, por exemplo, não chega a dois metros da ponta do focinho à ponta da cauda. Mas seus descendentes são as maiores criaturas que já caminharam sobre a Terra. Entre eles está o braquiossauro, um colosso de 12 metros de altura, 23 metros de comprimento e espantosas 80 toneladas.
O Unaysaurus também era pequeno: 2,5 metros de comprimento, menos da metade do tamanho de seu primo-irmão europeu, o plateossauro (que tinha seis metros). Seu esqueleto, como vários dos fósseis do Rio Grande, foi achado numa estrada em obras, entre os municípios de São Martinho da Serra e Santa Maria.
O objetivo desse texto é
a) divertir o leitor.
b) informar o leitor.
c) relatar uma viagem.
d) vender um produto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
b) informar o leitor.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Espanhol,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás