No filme Serpentes a Bordo, o bandido da trama manda soltar centenas de cobras venenosas dentro do Boeing, para que este nunca chegue ao seu destino. Um crítico de cinema descreve a matança a bordo e, ao se referir aos “furos do roteiro”, comenta que “ (...) ninguém se lembra da solução óbvia que seria baixar a temperatura da cabine (...)” Analise as opções abaixo e assinale aquela que oferece suporte teórico para o referido comentário do crítico:
a) Répteis podem coletar substâncias químicas com sua língua bífida e transferi-las para células especiais do órgão de Jacobson. Neste caso, a baixa temperatura iria impedir a dinâmica desse processo, o que ocasionaria a desorientação dos animais.
b) Como as serpentes venenosas são providas de órgãos termorreceptores, denominados fossetas loreais, a baixa temperatura iria dificultar a localização das pessoas presentes no avião, uma vez que tais pessoas teriam a temperatura corporal reduzida
c) Serpentes são répteis providos com apenas um pulmão pouco desenvolvido e a baixa temperatura sugerida poderia interferir no processo de trocas gasosas dos animais.
d) Como a maioria dos répteis, as serpentes apresentam coração com três cavidades, o que permite a mistura de sangue arterial e venoso. A baixa temperatura poderia afetar o transporte do oxigênio para as partes vitais do corpo dos animais provocando sua morte.
e) Assim como todos os répteis, as serpentes são animais ectotérmicos (pecilotermos), ou seja, não possuem um controle metabólico da temperatura. Com isso, a baixa temperatura da cabine faria com que as serpentes tivessem seu metabolismo reduzido.
Soluções para a tarefa
A opção que oferece suporte teórico para o referido comentário do crítico está contida na letra E.
>> Como as cobras são animais ectotérmicos, ou seja, não conseguem regular a temperatura corporal por meios internos, a temperatura do ambiente em que elas estão interfere no seu metabolismo.
Assim, se a temperatura da cabine for reduzida, as cobras ficarão com o metabolismo baixo, o que dificultará o seu desempenho (terão dificuldade para atacar). Além disso, elas podem desenvolver doenças respiratórias.
Os outros itens:
A) A baixa temperatura não interfere no processo relacionado ao órgão de Jacobson, desorientando as cobras.
B) As pessoas não teriam a temperatura corporal reduzida, pois os mamíferos, como os seres humanos, são animais endotérmicos, ou seja, conseguem manter a temperatura corporal estável.
C) Os répteis têm dois pulmões: um atrofiado e outro mais desenvolvido.
D) A baixa temperatura poderia afetar a quantidade de oxigênio, dificultando a respiração, mas não o transporte desse gás para as partes vitais do corpo das serpentes.