Sociologia, perguntado por bernardobrjrg, 1 ano atrás

No Filme "Que Horas Ela Volta", o que podemos observar de destaque na questão do trabalho e diferença social? Faça um pequeno resumo de 10 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por heloawolf
8

Resposta:

A patroa vê Jéssica na água e ordena a Val que a garota saia da piscina imediatamente. No dia seguinte pede para a água seja trocada e inventa que “um rato caiu na água”, apenas para mascarar o sentimento mesquinho elitista e a sensação de sentir que água está “contaminada” só porque a “filha da empregada” esteve ali.

A personagem de Karine, aliás, tem o papel de evidenciar esse sentimento em diversas cenas do filme. Ela trata Val com carinhos seletivos e frases como “imagina, você é da família”, mas na verdade o que ela faz é mostrar quem manda e quem obedece na casa. Tudo ali vira gratidão, e nos faz pensar sobre tudo aquilo que fazemos diariamente e por que fazemos assim, afinal.

O filho do casal é alheio a esse sentimento. Como foi praticamente criado por Val, ele tem um carinho muito grande pela empregada e não a trata como serviçal, mas com sincero e verdadeiro carinho como se ela fosse sua mãe. Na verdade, tendemos a pensar até que ele não vê o que os pais fazem com a empregada e até mesmo que ele não conhece os pais de verdade. Esse ponto do filme traduz com certa brutalidade a geração de filhos que são criados pelas empregadas e mal veem os pais durante os dias, ou que quando veem, não prestam atenção porque existem celulares, televisão e qualquer outro artifício que mascare a realidade e permita que se crie uma realidade paralela à que se vive.

Em idade escolar, ele também vai prestar vestibular. A família realmente crê que ele tem tudo para ser bem colocado na prova, pois estudou em escola privada — considerada boa — durante toda a vida. Eles até chegam a ver Jéssica como pretensiosa por querer estudar na USP (Universidade de São Paulo) ser pobre e vir de escola pública. O abalo na estrutura “comercial de margarina” da família rica perfeita se dá quando Jéssica passa na primeira fase do vestibular e o filho deles não.

A grande mensagem do filme vem no seu final, quando descobrimos que Jéssica deixou um filho pequeno em Recife para tentar a vida em São Paulo numa boa Universidade. Vemos aqui a filha fazendo exatamente o que a mãe fez com ela quando criança, pois Val também vai para São Paulo em busca de um emprego para o menos garantir que Jéssica conseguisse ter uma vida normal, embora sem luxos.

Val se comove com a situação e ouve os lamentos da filha de que a maneira que ela vive na casa dos patrões não pode se considerada normal ou agradável. Jéssica então sai da casa deles e vai para outro lugar que não sabemos claramente onde é. Depois disso, Val, que sempre amou sua filha, mas não pôde ficar perto dela como queria, resolve alugar uma casa na periferia da cidade, mas que agora garanta que elas vivam juntas e próximas. Val ainda pede que ela traga o filho para que ele não tenha de passar pelo que elas passaram e fique perto da mãe.

《por farvo curta》

《Me sigar,se puder》

《♧Espero Ter lhe ajudado♡》

Anexos:
Perguntas interessantes